13.11.2019

Segunda turma de Famílias Acolhedoras se forma em São Gabriel do Oeste

Foto: Divulgação/ASCOM

A Câmara de Vereadores recebeu na tarde de terça-feira (12), no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho (Sr. Quinca), a segunda turma de Famílias Acolhedoras de São Gabriel do Oeste para a sua formatura e entrega da certificação.

Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, as famílias cadastradas e capacitadas acolhem em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

“Este é um momento de muita alegria, há um ano estávamos na expectativa de termos uma forma diferente de acolhimento no município. Houve o entendimento que a criança estando dentro de uma família, ter no seu dia a dia uma vivência família, poderia ser muito importante para a formação desta criança e adolescente. É importante dizer que houve um ano de preparado, [...] todas as famílias que iniciaram e as famílias que estarão recebendo o seu certificado de capacitação” para receber estas crianças e adolescentes em suas casas, comentou a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin.

Conforme as informações, durante este primeiro ano de programa houve o acolhimento da menor criança com três meses de idade e adolescentes, onde o maior tinha 15 anos. A Secretaria de Assistência Social além de trabalhar com as famílias acolhedoras também trabalha com as famílias de origem para o retorno delas.

“Podemos dizer que realmente o acolhimento dá uma visão familiar para as nossas crianças e adolescentes e as famílias acolhedoras também ganham [...], pois fazem a diferença na vida delas”, enfatiza a Secretária Rosane Moccelin.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Fernando Rocha recordou os debates realizados pela Câmara Municipal sobre o programa Família Acolhedora que antecederam a votação e criação da lei.

“Eu tenho um carinho muito grande por este programa porque participei desde o início das discussões relativas à criação desta legislação municipal. Inicialmente, eu e alguns profissionais da Secretaria de Assistência Social fomos até o município de Camapuã para conhecer o funcionamento deste programa da Família Acolhedora, onde funciona há mais de 10 anos. Conversamos com o juiz de Camapuã responsável pelo trâmite processual relativo a Família Acolhedora e depois propus uma audiência pública na Câmara Municipal para tratarmos deste assunto. Lembro que o Plenário estava lotado e as pessoas puderam ter a oportunidade de fazer perguntas aos juiz a respeito da Família Acolhedora”, relembra o vereador Fernando Rocha.

A Lei n° 1114/2018 que instituiu o Programa Municipal de acolhimento provisório de crianças e adolescentes, denominado “Programa Família Acolhedora” foi aprovado por unanimidade dos vereadores durante a sessão ordinária realizada no dia 17 de abril de 2018.

“A ideia da criação do programa de acolhimento é que a criança seja acolhida em um ambiente familiar específico com casa, quarto, brinquedo e cama para ela. [...] É uma missão que essas famílias terão [...] e eu confio plenamente no trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social nas técnicas e técnicos. Estamos na Câmara à disposição de vocês e muito felizes em ver mais famílias sendo credenciadas para esta missão”, finaliza a vereador Fernando Rocha.

Ao final dos pronunciamentos, as famílias acolhedoras foram convidadas para a entrega dos certificados e registros do momento.

Confira outros registros deste momento em nossa Galeria de Fotos.