Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

12.09.2018

Câmara aprova Projeto de Lei que institui Campanha Setembro Amarelo em São Gabriel do Oeste

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade, na última terça-feira (11), Projeto de Lei que \"institui a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio\", em São Gabriel do Oeste. De autoria do vereador Marcos Paz (PSB), o projeto estabelece o mês de setembro como mês da conscientização de prevenção ao suicídio \"Setembro Amarelo\", e o dia 10  setembro como \"Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio\", sendo inclusos no calendário oficial do município.

Conforme a redação do projeto, \"o Poder Executivo realizará campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio durante o período, como divulgação em rádios, páginas oficiais na internet, palestras, iluminação e colocação de faixas, banners, decoração de prédios públicos, com propósito de atrair a atenção da população para a prevenção\".

Já na semana do dia 10 de setembro, a Prefeitura deverá incentivar a realização de atividades como caminhadas, corridas, pedaladas, com objetivo de conscientizar sobre as causas e sintoma, estratégias de prevenção e estímulo ao tratamento e acompanhamento de pessoas que possam estar atravessando conflitos relacionados ao fenômeno.

Todas as atividades serão coordenadas pela Administração Municipal, com apoio e envolvimento das Secretarias Municipais. Com aprovação dos vereadores, o texto segue para sanção do prefeito e se aprovado, a Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

O vereador Marcos Paz justificou o projeto com base nos altos índices de suicídio no mundo. \"Hoje, o problema já faz mais vítimas no Brasil que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer.  Ainda assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte\", explicou.

Conforme o parlamentar, a vergonha, o descontentamento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. \"O problema de saúde pública que estamos enfrentando agora é causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora\", complementou.

Setembro Amarelo

 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade deste problema de saúde pública no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e a ampla divulgação de informações. Espera-se que, com a conscientização, as pessoas fiquem mais atentas e consigam identificar quem precisa de ajuda. Com apoio certo, estima-se que 90% dos casos podem ser prevenidos.

O suicídio é um ato complexo cuja causa mais comum é o transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas, mas podem incluir entre suas causas, dificuldades financeiras e/ ou emocionais.

CVV - Centro de Valorização da Vida

Conforme dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), dois métodos são comprovadamente eficazes na prevenção do suicídio: a) falar sobre suicídio, informando a população sobre sinais, fatores de risco e tratamento; b)impedir o acesso fácil a métodos de suicídio  e criar barreiras em pontes ou prédios que se tornaram locais de referência para a prática.

 Acesse a cartilha Suicídio. Saber, agir e prevenir, disponibilizada pelo CVV e que contém informações importantes sobre o tema. Em São Gabriel do Oeste, você  pode conversar com um voluntário do CVV ligando gratuitamente para 188 ou através do chat.

 

 

 

 

 

Â