Publicado em 12/09/2018 às 14:13, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Câmara aprova Projeto de Lei que institui Campanha Setembro Amarelo em São Gabriel do Oeste

Redacao,
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade, na última terça-feira (11), Projeto de Lei que \"institui a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio\", em São Gabriel do Oeste. De autoria do vereador Marcos Paz (PSB), o projeto estabelece o mês de setembro como mês da conscientização de prevenção ao suicídio \"Setembro Amarelo\", e o dia 10  setembro como \"Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio\", sendo inclusos no calendário oficial do município.

Conforme a redação do projeto, \"o Poder Executivo realizará campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio durante o período, como divulgação em rádios, páginas oficiais na internet, palestras, iluminação e colocação de faixas, banners, decoração de prédios públicos, com propósito de atrair a atenção da população para a prevenção\".

Já na semana do dia 10 de setembro, a Prefeitura deverá incentivar a realização de atividades como caminhadas, corridas, pedaladas, com objetivo de conscientizar sobre as causas e sintoma, estratégias de prevenção e estímulo ao tratamento e acompanhamento de pessoas que possam estar atravessando conflitos relacionados ao fenômeno.

Todas as atividades serão coordenadas pela Administração Municipal, com apoio e envolvimento das Secretarias Municipais. Com aprovação dos vereadores, o texto segue para sanção do prefeito e se aprovado, a Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

O vereador Marcos Paz justificou o projeto com base nos altos índices de suicídio no mundo. \"Hoje, o problema já faz mais vítimas no Brasil que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer.  Ainda assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte\", explicou.

Conforme o parlamentar, a vergonha, o descontentamento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. \"O problema de saúde pública que estamos enfrentando agora é causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora\", complementou.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade deste problema de saúde pública no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e a ampla divulgação de informações. Espera-se que, com a conscientização, as pessoas fiquem mais atentas e consigam identificar quem precisa de ajuda. Com apoio certo, estima-se que 90% dos casos podem ser prevenidos.

O suicídio é um ato complexo cuja causa mais comum é o transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas, mas podem incluir entre suas causas, dificuldades financeiras e/ ou emocionais.

CVV - Centro de Valorização da Vida

Conforme dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), dois métodos são comprovadamente eficazes na prevenção do suicídio: a) falar sobre suicídio, informando a população sobre sinais, fatores de risco e tratamento; b)impedir o acesso fácil a métodos de suicídio  e criar barreiras em pontes ou prédios que se tornaram locais de referência para a prática.

Acesse a cartilha Suicídio. Saber, agir e prevenir, disponibilizada pelo CVV e que contém informações importantes sobre o tema. Em São Gabriel do Oeste, você  pode conversar com um voluntário do CVV ligando gratuitamente para 188 ou através do chat.

Â