12.11.2018

Vereador Rogério Rohr apoia projeto que utiliza tecnologia como ferramenta pedagógica

A Escola Estadual Dorcelina Folador, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação CRE4/NTE Coxim, desenvolveu o Projeto Tecnológico “Ciência para a Redução das Desigualdades: Tecnologia como Ferramenta Pedagógica na Promoção de Igualdades”.  As atividades contaram com apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e do  vereador Rogério Rohr.

O projeto teve como objetivo geral conhecer os \"17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU\", especificamente o objetivo de número 10 “reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles\" e suas metas, bem como a ambição desta nova agenda universal, através da contextualização do assunto baseada na pesquisa e autoria e ainda fazer uso da ciência e tecnologia como ferramentas para avançar no alcance local das metas estabelecidas pela ONU, propondo o fomento de ações de conscientização, para que o jovem aprenda a respeito do seu lugar na sociedade, seus direitos e deveres, transformando-se no próprio mentor do seu futuro e da sua mentalidade cidadã.

Os alunos da Escola Dorcelina envolveram-se em pesquisas na área e a partir das pesquisas, elaboraram produções tecnológicas como entrevistas, apresentação de jornal televisivo, panfletos virtuais, dentre outras produções e pesquisas na área. Pensaram ainda, em uma ação solidária, que se consolidou na construção/renovação do parquinho escolar e de objetos de decoração para a escola, a partir do conceito de sustentabilidade social e ambiental, sendo utilizados pneus velhos.

Este parquinhos e os objetos criados, melhoraram a aparência da escola e o bem estar de todos os alunos. Através da oficina de pneus, os alunos conheceram ainda, com interferência da matemática, um meio lucrativo de obter renda. \"Após iniciarmos o projeto houve uma mudança significativa por parte dos estudantes, tanto na socialização, quanto no comprometimento de atividades propostas. Os alunos encontraram na oficina de pneus, uma forma lucrativa, produzindo peças decorativas e brinquedos, a partir da matéria prima que infelizmente, na maioria das vezes, é descartada de maneira incorreta na natureza\", diz trecho do relatório produzido pela equipe disciplinar do projeto.

As atividades envolveram a elaboração de um projeto interdisciplinar, abrangendo as ideias apresentas pelos alunos. \"O desenvolvimento do projeto ocorreu de forma satisfatória. Os alunos abraçaram o projeto, fizeram sugestões e se doaram a tudo que fora proposto, inclusive, quiseram fazer uma reforma no parquinho e criar novos brinquedos\", complementa.

Para o vereador Rogério Rohr, a dedicação demonstrada pelos estudantes comprova a eficácia do projeto, com resultados compatíveis com o objetivo proposto - ciência para a redução das desigualdades - . \"É muito gratificante observar os resultados. A dedicação e o envolvimento dos alunos, desde a educação ambiental até em relação aos trabalhos apresentados, nos anima a continuar buscando uma formação cada vez melhor para os estudantes\", explica o vereador. Para ter acesso aos trabalhos desenvolvidos e imagens, clique AQUI.