06.06.2017

Secretaria de Educação apresenta balanço dos cinco primeiros meses de gestão aos vereadores

A SEMEC (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto) apresentou, nesta terça-feira (6), um balanço dos cinco primeiros meses de gestão. Aos vereadores da Câmara Municipal, a responsável pela pasta, secretária Kalícia de Brito França, apresentou as principais ações realizadas no âmbito escolar, além das adequações feitas no transporte de alunos da rede pública.

O encontro foi realizado no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores Angelo Mendes, Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Marcos Paz, Ramão Gomes, Roberto Emiliani, Rogerio Rohr, Vagner Trindade e do presidente, Valdecir Malacarne.

De acordo com a secretária, atualmente a rede municipal atende, na educação infantil, em escolas e CMEIs (Centros de Educação Infantil), o total de 1286 crianças. No Ensino Fundamental I e II, são mais 2258 alunos, perfazendo total de 3544 estudantes atendidos.  Fora isso, outras 160 crianças são atendidas através de parceria com a KOlPING, e mais 300, atendidas por parceria com o Fabiano de Cristo.

Entre as ações realizadas pela secretaria, Kalícia citou a abertura do ano letivo, com palestra realizada por Thiago Berto, com o tema: “A Escola que Temos e a Escola que Queremos”. Nos destaques, apontou a entrega dos kits escolares, ampliação de materiais pedagógicos para outras séries, uniformes e a capacitação do novo Sistema Integrado de Ensino.

Foi feita ainda a ampliação de quatro novas salas para atender a educação infantil, distribuídas entre a Escola Pingo de Gente e os CMEIs: Mundo da Criança, Pequeno Cidadão e Jardim Gramado. Ao todo, foram ofertadas 93 novas vagas, por período.

Em relação aos projetos executados junto aos alunos, a secretária destacou: Projeto de Educação Ambiental – Resíduos Sólidos; Caminhão da Energisa nas Escolas; Campanha do Agasalho 2017; Programa Agrinho – Cultivando Saúde Colhendo Qualidade de Vida; Programa de Educação Ambiental – Campo Limpo; Maio Amarelo; Detran- Minha Escolha faz a Diferença; Festival Estudantil Temático de Trânsito. Também está prevista realização de projetos  de educação contra as drogas como PROERD  e COMAD, entre outros temas.

No transporte escolar, são 26 linhas, sendo 11 próprias do Município, que atendem cerca de 750 alunos. De acordo com o diretor de transporte escolar, Franklin Razzac, somente com as linhas terceirizadas o município gasta em média, R$ 133 mil por mês. O valor, segundo ele, é menor que ano passado e resultado de adequações que estão sendo feitas desde o início do ano.

Presidente da Casa de Leis, o vereador Valdecir Malarne ressaltou que a reunião ocorrida nesta terça-feira com a SEMEC, faz parte de uma parceria com o atual governo, sendo que também está sendo realizada com as demais secretarias. “Este contato é importante para entendermos as demandas do município. Desta forma, nós vereadores, entendemos que será possível adotarmos medidas mais efetivas para os problemas da nossa cidade. Vamos continuar debatendo com todas as secretarias”, pontuou.

Ao fim da reunião, a secretária agradeceu a oportunidade dada pelos vereadores e se comprometeu em continuar atuando junto ao Legislativo. “Este contato nos permite saber de demandas, que muitas vezes, sequer são repassadas à secretaria. Estamos abertos para dialogar e as sugestões dos vereadores nos ajudam a chegar mais próximos das soluções”, complementou.

Ainda segundo Kalícia, outro trabalho que vem sendo intensificado é em relação à capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Outro destaque, segundo ela, é o atendimento aos alunos com transtorno de comportamento, com psicóloga educacional, que passou a ser fornecido pelo Município.