31.01.2018

São Gabriel: Vereadores cobram qualidade na obra de pavimentação da avenida Getulio Vargas

Os vereadores Angelo Mendes, Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Roberto Emiliani, Rogério Rohr, Vagner Trindade e Valdecir Malacarne acompanharam, nesta terça-feira (30), as obras de asfaltamento da Avenida Getulio Vargas, em São Gabriel do Oeste. Os parlamentares observaram fissuras na execução parcial e querem garantias de maior qualidade até a conclusão do projeto.

De acordo com os parlamentares, diversos questionamentos da população estão sendo encaminhados para a Câmara Municipal, especialmente sobre as condições da obra.  A maior dúvida é se o material utilizado será capaz de assegurar uma obra segura e duradoura, garantindo boas condições de tráfego e resistência aos períodos de chuva.

No trecho observado, próximo ao Aeroporto, os vereadores encontraram diversas rachaduras e também demonstraram preocupação com o acabamento às margens da pista. Neste trecho, falta apenas a colocação da manta asfáltica para a conclusão, porém, ainda não há qualquer indício de acabamento ou de reforço na camada já implementada.

“Decidimos acionar a Prefeitura para encontrarmos uma solução. Temos de ter certeza que todas as etapas da obra estão de acordo com os padrões de qualidade. É uma forma de garantir que o dinheiro público esteja sendo aplicado com responsabilidade nessa obra que é de extrema importância para o nosso Município”, explicou o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne.

Anteriormente, funcionários da Prefeitura Municipal entraram em contato com o secretario de Estado de Infraestrutura, Marcelo Migliori, e foram informados que a obra está dentro do cronograma previsto para execução e que todas as fases são fiscalizadas por técnicos da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Segundo as informações, a entrega da obra pode sofrer alterações, devido ao período de chuvas do início deste ano.

Obra - O Governo do Estado autorizou o início da obra em abril do ano passado. Ao custo de R$ 4,5 milhões, foi anunciada a pavimentação e drenagem asfáltica de 3,702 quilômetros das estradas que dão acesso ao Parque de Exposições Balduíno Maffisoni e ao aeroporto municipal. A Embrascop, empresa contratada por meio de licitação, recebeu prazo de seis meses para concluir a obra, mas teve o prazo estendido por meio de aditivos.

Dos 3.702 metros de pavimentação e drenagem de águas pluviais, 1.750 metros são da rodovia municipal SGO-217 e 1.952 metros da avenida Getúlio Vargas. Os R$ 4,5 milhões utilizados no empreendimento são recursos exclusivos do Governo do Estado.

A assessoria da Câmara entrou em contato com o Governo do Estado para saber sobre o processo de fiscalização da obra e sobre a previsão de entrega, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.