10.07.2017

São Gabriel do Oeste sediará campanha de doação de sangue nos dias 14 e 15 de julho

A Prefeitura Municipal em parceria com o Hemosul (Rede de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul), e apoio da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, realiza entre os dias 14 e 15 de julho, a Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea em São Gabriel do Oeste. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância das doações e de como elas podem salvar vidas.

A coleta será realizada na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Redondo. Na sexta-feira (14), o horário de atendimento acontece das 13 às 17 horas e no sábado (15), das 7 às 11 horas.

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou portando declaração do responsável legal com reconhecimento de firma da assinatura.

Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde . Também é importante lembrar que, a primeira doação, somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco com o doador. É importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.