18.10.2017

São Gabriel do Oeste elege delegados para Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

A IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada ontem (17), na AUFI (Associação Unidos da Feliz Idade), definiu os cinco delegados municipais que irão representar São Gabriel do Oeste na IV Conferência Estadual. Eles serão responsáveis por encaminhar  propostas de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e que incentivem a igualdade racial.

De acordo com a secretária de assistência social, Rosane Moccelin, foram eleitas como delegadas governamentais titulares: Rita Lúcia Tonon e Jaqueline Francisca de Oliveira. Já como delegados titulares da sociedade civil,  foram eleitos: Jamerson Cassemiro de Souza, Matinês Locatelli Agostini e Lucimara Sabino da Cruz.  Na suplência governamental, foram eleitos: Regiane da Silva Andrade e Samuel Aires Carneiro. Élika da Silva Flores, Gabriele Souza Silva e Simoni Morando Bastos foram eleitas suplentes da sociedade civil.

A etapa municipal é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, e visa promover a igualdade racial, estabelecendo propostas que possam ser desenvolvidas em São Gabriel do Oeste e nos demais municípios do Estado.

\"Nosso principal objetivo é abrir espaço para o debate, especialmente para elaborarmos propostas de políticas públicas que proporcionem o enfrentamento ao racismo e promovam a igualdade racial. Nosso delegados levarão essas propostas para a Conferência Estadual, onde serão amplamente discutidas e analisadas \", destacou Rosane Moccelin.

Durante a Conferência Municipal foi realizada uma \"\"palestra magna\"\", com o tema \"O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Igualdade de Direitos\", ministrada pela palestrante Jaqueline Francisca de Oliveira Amaral.  Também foram organizados grupos de estudos sobre o tema em questão e será feita eleição entre os candidatos a delegados municipais.

Conforme o Regimento Interno, são objetivos da Conferência: \"avaliar, propor, deliberar, com base no tema, subtemas e dimensões, sobre políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial; fortalecer ações relacionadas ao gozo de direitos à igual participação dos afrodescendentes em todos os aspectos da sociedade e eleger os cinco delegados para a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Social\".

Representando o Legislativo Municipal, os vereadores Fernando Rocha e Vagner Trindade participaram da Conferência. O prefeito Jeferson Tomazoni e a vice-prefeita, Ivone Pierezan, também estavam presentes.