06.08.2018

Projeto DCela inaugura novo espaço para comercialização de produtos em São Gabriel

O Projeto D\"\"Cela - criado com objetivo de conferir às internas do Estabelecimento Penal Feminino oportunidade de trabalho, além da participação em atividades educacionais e sociais voltadas à ressocialização- inaugurou um novo espaço para exposição e comercialização das peças produzidas pelas reeducandas em São Gabriel do Oeste.  A sala, instalada no antigo prédio da Prefeitura,  apresenta uma diversidade de peças que primam pela beleza e pela qualidade.

A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (1) e contou com a presença de diversas autoridades locais, dentre elas, a do vereador Vagner Trindade, representando a Câmara Municipal. Ele destacou a importância do projeto no processo de ressocialização das custodiadas e elogiou a beleza dos produtos apresentados.

\"É muito gratificante conhecer melhor este projeto e perceber os avanços na estrutura prisional do nosso município. Pelas peças, também é possível acompanhar a dedicação destas internas. Com certeza é uma ação  de resultados, que merece nossa atenção,  reconhecimento e total apoio\", comentou.

O Projeto D\"\"Cela foi instalado no município em 2016 e faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Novo Conselho da Comunidade de São Gabriel do Oeste. Os produtos são confeccionados manualmente em um ateliê instalado no Estabelecimento Penal. Já o novo espaço, disponibilizado pela Prefeitura Municipal,  auxiliará com a exposição e comercialização dos trabalhos.

Com o slogan “Costurando a liberdade com dignidade”, o projeto foi idealizado pela juíza da Execução Penal da Comarca, Samantha Ferreira Barione, que também preside o Novo Conselho da Comunidade. A ideia, segundo a magistrada, surgiu da necessidade de abrir novas oportunidades de trabalho às reeducandas. “Em princípio montamos a oficina de artesanato, mas vimos a necessidade de agregar valor às peças, ter uma identidade, um diferencial, daí surgiu a “D’Cela”, como uma forma de valorizar e identificar o trabalho delas, deixando claro a origem do produto”, explica.

O dinheiro é integralmente revertido para manutenção do Projeto e das atividades ressocializadoras e sociais do Novo Conselho da Comunidade.  “A intenção é que, com esse projeto, elas possam ser capacitadas e inseridas no mercado de trabalho formal e ingressar a ele de maneira lícita”, ressalta a juíza. A ocupação também garante remição de um dia na pena a cada três trabalhados para cada reeducanda.

De acordo com os acadêmicos de Assistência Social, responsáveis pelo novo espaço e integrantes do Conselho da Comunidade, as peças produzidas também são expostas em eventos do município, como na Festa do Porco no Rolete, por exemplo. O espaço fica localizado na Avenida Getulio Vargas, 600.

O ateliê D’Cela aceita encomendas de todo o Estado e, para Campo Grande, não há cobrança de taxa de frete. Para apreciar os produtos, acesse: www.facebook.com/dcelasgo. Pedidos e encomendas também podem ser feitos pelo e-mail d.celasgo@gmail.com.

Entre as autoridades registradas na inauguração, estavam: Isabelle dos Santos e Daniel Higa, promotores de Justiça; Kalícia de Brito França, secretária de educação; Maria Eliza Serrou, secretária de administração; Idione Maria Perin, secretária de cultura e Albino Lima Júnior, diretor do presídio. Membros do Judiciário, , OAB e da área de assistência social também estavam presentes.