Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

26.09.2017

Projeto aponta vantagens do uso de fontes alternativas de energia para empresários de São Gabriel do Oeste

As empresas podem se tornar autossuficientes na geração de energia, utilizando-se de placas fotovoltaicas capazes de gerar energia elétrica com a transformação da radiação solar. Essas e outras informações envolvendo o consumo de energia foram apresentadas durante o lançamento do \"Projeto Energia Fotovoltaica\", realizado nesta terça-feira, na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste.

 O lançamento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, destacou as vantagens do uso de fontes alternativas de energia, como a solar, por meio das placas fotovoltaicas.

Entre as autoridades presentes estavam o vereador Vagner Trindade e o presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, além do secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lucio Lageman e do presidente da Acisga (Associação Comercial e Industrial de São Gabriel do Oeste, Rodrigo Nissola.

De acordo com o engenheiro do Senai, Sebastião Dussel, inúmeros benefícios ambientais são obtidos com o de energia solar, especificamente em termos de sua capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Isso sem mencionar benefícios econômicos para aqueles que optam por instalá-los.

Dependendo do consumo da empresa, a planta fotovoltaica pode suprir parcial ou totalmente a demanda, chegando próximo a zerar a conta de energia elétrica, sendo que a energia excedente pode ser utilizada como crédito para faturas futuras.

Durante o evento, também foi simulada a viabilidade da implantação de sistemas geradores de energia solar, inclusive considerando as linhas de financiamento disponíveis, tanto paras empresas, quanto para as propriedades rurais e urbanas.

Para o empresário interessado em instalar em sua indústria um sistema de placas fotovoltaicas, o Senai oferece consultoria, orientando, de maneira técnica, sobre fatores como preços de mercado, linhas de financiamento disponíveis e viabilidade da instalação, além de firmar parcerias com o Banco do Brasil, que financia para empresários os custos do projeto, via FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-oeste), e com o Sebrae, que subsidia até 80% do valor da consultoria.

Pessoas físicas, por sua vez, que desejam instalar o sistema em imóveis residenciais, por exemplo, podem contrair financiamentos comuns para custear a instalação das placas solares em qualquer instituição financeira.  

Energia Fotovoltaica - O Projeto, que integra o PSGE (Programa Senai de Gestão Energética), foi lançado em agosto deste ano, na Capital, e está percorrendo 20 municípios do Estado, apresentando as vantagens do uso de fontes alternativa de energia. Ele conta com a parceria da Famasul ( Federtação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Faems (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado), Amas/MS (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), Sebrae e do Banco do Brasil.   

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7070745