08.03.2017

Nota de pesar - Câmara Municipal está de luto pela morte do ex-vereador Dr Ricardo

É com muito pesar, que a Câmara Municipal, em nome de todos os vereadores e assessores, comunica que a Casa de Leis está de luto pela morte do ex-vereador José Ricardo de Melo Menezes. O médico completaria 60 anos neste ano, mas acabou falecendo nesta quarta-feira (8), em decorrência de um câncer.

Além de uma respeitada trajetória como médico do município, José Ricardo cumpriu dois mandatos de vereador, sendo presidente da Câmara entre 2007 e 2008. Em 2015 chegou a ser homenageado por todos os parlamentares da Casa Leis, com título de Cidadão Honorário,  pela dedicação e relevância dos serviços prestados em São Gabriel do Oeste.

No mesmo ano, o Hospital Municipal José Valdir Antunes Oliveira homenageou o ex-parlamentar, em uma cerimônia de descerramento da placa que deu nome a um dos setores da unidade, ocasião, em que o centro cirúrgico do hospital recebeu o nome de Dr. José Ricardo de Melo Menezes.

O atual presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, utilizou as redes sociais para homenagear o amigo. \"São Gabriel do Oeste perdeu um grande amigo e profissional, que se dedicou e cuidou das pessoas da nossa cidade ao longo de muitos anos. Dr. Ricardo descanse em Paz e que Deus conforte nossos corações neste momento de dor. Saiba que você partiu desta para melhor e a partir de agora deixará um sentimento chamado saudade. Saudade de alguém que sempre se preocupou com a vida e o bem estar do seu próximo\", publicou.

Dr Ricardo morreu em Recife-PE, sua cidade natal, onde voltou a morar há cerca de dois anos. Segundo informações de familiares, o corpo já está sendo velado e não haverá translado para São Gabriel. Conforme um amigo da família, às 17 horas, o corpo será cremado, atendendo pedido feito, em vida, pelo próprio médico.

O presidente, em nome de todos os parlamentares e funcionários da Casa de Leis, manifesta suas condolências à família e amigos.

Histórico

Filho do médico José de Azevedo e de Maria Luiza de Melo Menezes, o médico José Ricardo nasceu no dia 27 de novembro de 1962. Seguiu os passos do pai e formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 1987.

José Ricardo chegou em São Gabriel do Oeste em outubro de 1990, vindo a convite de um familiar para realizar cirurgias no período de quinze dias. A afinidade com o município e boa receptividade fez com que o médico permanecesse na cidade.

Foi membro do quadro clínico do 1º Hospital da cidade, o Hospital São Francisco. Tem quatro filhos: José, Juliana, Ricardo Henrique e José Ricardo. Em 1992 foi eleito vereador e exerceu mandato de 1993 a 1996.

Em 2000 assumiu concurso público na Prefeitura Municipal como médico de Unidade Básica de Saúde. Também diretor Clínico do Hospital Municipal José Valdir Antunes de 2002 a 2006. Em 2004 foi novamente eleito vereador - mandado 2005 a 2008, sendo Presidente da Câmara Municipal de 2007 a 2008.

Estima-se que Dr Ricardo tenha realizado cerca de 6 mil partos e 10 mil procedimentos cirúrgicos, somente em São Gabriel do Oeste, em mais de 25 anos de atendimento.