06.07.2017

Na Capital, vereadores participam da abertura da 24ª Festa Leitão no Rolete de São Gabriel do Oeste

Os vereadores Luizinho do Ferro Velho, Roberto Emiliani, Rogerio Rohr e o presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, Valdecir Malacarne, participaram na manhã desta quinta-feira (6) do ato de abertura da 24ª Festa Leitão no Rolete. A solenidade foi realizada na sede da Governadoria, em Campo Grande, e contou com a presença de diversas autoridades do Estado.

A  Festa é realizada em São Gabriel do Oeste há mais de duas décadas e já se tornou tradição no Estado de Mato Grosso do Sul, sendo também reconhecida como uma das principais festividades gastronômicas do País.

Este ano, o Governo repassou R$ 105 mil para a organização do evento. “O Leitão no Rolete é uma tradição em Mato Grosso do Sul, que mostra nossa diversidade cultural e movimenta nossa economia. A cada R$ 1 investido nesse evento, movimentamos R$ 7 na economia. Então, é uma forma de trazer divisas para o Estado e de exaltar a cultura e a gastronomia que abrilhantam e engrandecem nosso MS”, afirmou o governador.

Os recursos foram repassados ao evento por meio de convênio com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Para a festa desse ano são aguardadas mais de 20 mil pessoas.

O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho, no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Chama Crioula  de São Gabriel do Oeste. A organização pretende assar 200 leitões no rolete e servir a iguaria, considerada uma das melhores do País, para aproximadamente oito mil pessoas.

O tradicional almoço será servido no sábado (29) e no domingo (30). O valor da refeição no sábado será de R$ 30 e no domingo de R$ 35. Estão previstos ainda mais de 30 expositores de empresas do Estado, das áreas agropecuária, automobilística e da economia criativa.

Também estiveram presentes no lançamento da 24ª Festa Leitão no Rolete os secretários de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, e de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, além do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Junior Mochi, do prefeito Jeferson Tomazoni e dos parlamentares estaduais Mara Caseiro, Paulo Correa, Eduardo Rocha, Marcio Fernandes e Onevan de Matos. (Com informações, Subsecretaria de Comunicação).