08.06.2017

Câmara de São Gabriel sedia seminários para capacitação de técnicos do SICONV

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste sediou a série de seminários municipais visando a capacitação de técnicos no Siconv (Sistema de Convênios). Durante dois dias, servidores de prefeituras da região norte do Estado receberam capacitação, além de servidores do Legislativo e Executivo do município.

O evento reforça a importância da adesão dos municípios nessa ferramenta, cujo objetivo principal é o treinamento para elaboração de projetos que possam ser custeados pela União. Além de São Gabriel do Oeste, escolhido como sede do evento, o seminário abrangeu Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro, Corguinho, Jaraguari, Alcinópolis, Sonora, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso,Coxim, Paraíso das Águas e Figueirão.

O presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne e o prefeito Jeferson Tomazoni  acompanharam parte do evento, bem como os vereadores Marcos Paz, Vagner Trindade e Roberto Emiliani. Concluíram a capacitação, os servidores legilativos: Ana Claudia Moreira, Carmen Regina, Felipe Ladeia.

De acordo com a Assomasul, responsável pela organização dos seminários em parceria com o governo do Estado e o Ministério do Planejamento, entre as vantagens estão a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

Na prática, por meio do treinamento oferecido vai ser possível captar recursos federais para as prefeituras.

SICONV- O Sistema de Convênios foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos.

Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.