20.09.2019

Parlamentares de São Gabriel se reúnem com o “Governo Presente” em Rio Verde

Foto: Divulgação/ASCOM

Os vereadores de São Gabriel do Oeste estiveram na manhã desta sexta-feira (20), no município de Rio Verde de Mato Grosso, para a 2ª etapa do “Governo Presente”. O projeto possui como objetivo levar o gabinete, secretários e toda a estrutura de atendimento do Governo Estadual para o interior com o intuito de colher as demandas do município, traçando assim, investimentos para o futuro.

O Presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne e os vereadores Fernando Rocha, Luizinho Freitas, Roberto Emiliani e Rogério Rohr participaram da reunião e puderam apresentar diretamente ao Governador do Estado Reinaldo Azambuja, áreas prioritárias de São Gabriel do Oeste.

“Essa é uma oportunidade enquanto nós vereadores, representando a Câmara Municipal na cidade vizinha de Rio Verde, de estarmos próximo ao Governo do Estado reafirmando o compromisso, já firmado, do Governo com o município. [...] Em nome da Câmara de Vereadores, parabenizar o Governo do Estado pela iniciativa de descentralizar a sua gestão, saindo de Campo Grande e vindo à região norte, atendendo nos dias 19 e 20 de setembro, treze municípios e ouvindo as demandas de todos. Agradeço o Governo do Estado pela boa parceria que vem tendo com São Gabriel do Oeste”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne.

Conforme a proposta do “Governo Presente”, o Prefeito Municipal, Jeferson Tomazoni, apresentou três prioridades para as autoridades presentes. Sendo elas: a pavimentação asfáltica do Bairro Primo Maffissoni, recapeamento das vias e recursos para os custeios da saúde. Em seguida, foi passada a palavra aos vereadores que puderam manifestar diferentes demandas dos munícipes.

O Presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, frisou sobre a necessidade de melhorias no DETRAN, informando que há um grande déficit quanta estrutura e funcionários, refletindo no mau atendimento à população. O vereador Luizinho Freitas reiterou o pedido de pavimentação no Distrito do Areado, levando em mãos o projeto para conhecimento do Governador.

Posteriormente, o vereador Rogério Rohr indicou ao Governo Estadual uma parceria da própria instituição pública com produtores rurais do município, com o objetivo de realizar a pavimentação das estradas rurais. O vereador, também, solicitou recursos para aquisição de equipamentos voltados as funções das novas alas do Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira.

Em relação à segurança pública, o vereador Roberto Emiliani solicitou um aumento do quadro da corporação policial de São Gabriel do Oeste.

Nesta mesma questão de segurança, o vereador Fernando Rocha solicitou viaturas para a Polícia Militar, por conta do grande número de escoltas que são feitas em razão do Presídio Feminino de São Gabriel do Oeste. Reforçou o pedido sobre o DETRAN e agilidade na transferência do prédio do Fórum do município, bem como, investimentos para o projeto do ensino médio realizado na Escola Agrícola e asfaltamento do Núcleo Industrial Norte na margem da BR-163.

RESULTADOS OBTIDOS

Após a exposição das demandas, o Governador falou sobre a viabilidade dos temas debatidos durante a reunião.

Sobre a redistribuição das viaturas, informou que irá averiguar porque se trata de um projeto federal e os documentos das viaturas ainda não foram repassados, mas, foi proposto verificar se a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN) possui um carro em disposição, com a função de cuidar exclusivamente das detentas. Atualmente é utilizada uma viatura policial comum que é retirada de suas rondas para o atendimento ao Presídio Feminino de São Gabriel do Oeste.

Com relação às parcerias entre produtor rural e Governo Estadual foi sinalizada uma intenção positiva, dizendo ser necessário um estudo aprofundado dessa questão. Sobre a pavimentação asfáltica do Distrito do Areado, o Governo se comprometeu em ver o custo da obra.

Para as demandas do Hospital Municipal, o Secretário Estadual da Saúde, Geraldo Resende, solicitou a relação dos equipamentos necessários para poder verificar os recursos a serem empregados.

Além destes projetos entregues também foi “cobrado” do Governador “uma agenda para inauguração do Núcleo Industrial Sul e, na mesma ocasião, fazer a assinatura do convênio para a pavimentação asfáltica do Bairro Primo Maffissoni, que ainda há o estudo de quanto irá ser. Saímos todos animados, pois foram escolhidas as prioridades e os vereadores tiveram condições de opinar e pedir”, disse o vereador Fernando Rocha.

“Essa ação do “Governo Presente” é muito boa, pois podemos conversar e falar sobre o nosso município. Agradeço o Deputado Federal Beto Pereira e ao Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Deputado Estadual Paulo Corrêa que também estiveram presentes na reunião”, disse o vereador Luizinho Freitas.

Também marcaram presença o Secretário Municipal de Infraestrutura, Geraldo Rolim; Secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior; e a Presidente da FUNSAÚDE, Dulce Munhoz Val.

Compondo as lideranças regionais presentes, a reunião contou com a participação do Deputado Federal, Beto Pereira; Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Deputado Estadual, Paulo Corrêa; Deputado Estadual, Felipe Orro; Secretário Especial de Articulação Política do Governo, Sérgio de Paula; Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel; Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Jaime Verruck; Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Motta; Secretário Estadual da Saúde, Geraldo Resende; entre outras autoridades.

Confira outros cliques deste momento acessando nossa Galeria de Fotos