18.10.2019

Bacia Leiteira de São Gabriel é assunto de reunião na Câmara Municipal

Foto: Divulgação/ASCOM

Vereadores de São Gabriel do Oeste, produtores rurais e representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), participaram na tarde desta sexta-feira (18) da reunião que discutiu sobre as dificuldades enfrentadas pela Bacia Leiteira e as alternativas para aumentar a produção.

Durante a apresentação do coordenador regional da Agraer, Ivan Macena, os produtores de leite foram postos a pensar sobre as formas as quais realizam todo o processo de produção até o produto final e sua logística.

A realização desta reunião se deu “através de um questionamento que um grupo de produtores de leite fez para a Câmara Municipal em relação sobre a possibilidade de alterar uma lei para que se regularizasse o preço do leite. A partir desta primeira reunião chegamos a conclusão e apresentamos para a Câmara Municipal que poderíamos conversar com o produtor. O preço é difícil de alterar porque estamos em um livre mercado, mas, que poderíamos alterar a questão produtiva, ou seja, diminuindo o custo de produção, identificando os pontos de dificuldade e o Poder Público junto com os produtores pudesse resolver dessa forma, possibilitando uma renda melhor”, disse coordenador regional da Agraer Ivan Macena.

Como dificuldades apresentadas foram citadas a distância percorrida para coleta, pequena quantidade e qualidade do leite coletado, insumos mais caros, baixa tecnologia aplicada pelos produtores e diminuição da concorrência no mercado (fechamento de vários laticínios).

Segundo as informações, há algumas décadas atrás Mato Grosso do Sul possuía mais de 60 empresas de laticínios e atualmente não passam de 10. Na região Norte os produtores do município encaminham sua produção para os laticínios de Rio Negro e Camapuã.

Outro ponto abordado foi a administração dos diversos fatores produtivos que incidem diretamente no resultado da atividade. Considerada uma atividade complexa, a produção de leite não envolve apenas a criação das vacas para a lactação e sua alimentação, envolve a estrutura do rebanho, clima, área, máquinas, manejo, mercado, mão trabalhadora e outros fatores como energia, impostos, transporte, etc.

“Há mais ou menos um ano atrás realizamos uma reunião parecida como esta com o intuito de aprimorar ou melhorar a Bacia Leiteira de São Gabriel do Oeste. [...] Sabemos da dificuldade que é produzir e fomos procurados para que formatássemos um grupo de produtores para fortalecer esta economia no município [...]. Estamos dispostos a melhorar cada vez mais o setor e contamos com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, veterinários da Prefeitura Municipal e Agraer para este trabalho”, comentou o Presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne.

Conforme as informações da Pesquisa Trimestral do Leite realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste ano, no primeiro e segundo semestre, foram contabilizadas no País 12.068.495 mil litros de leite cru adquirido, ocorrendo um aumento de 5% em comparação ao ano anterior que somou 11.498.015 mil litros de leite no mesmo período. Em Mato Grosso do Sul somou nos dois primeiros semestres 30.751 mil litros de leite.