19.09.2019

Proposição aprovada instituirá o Plantão de Evolução Médica para Pacientes Internados em São Gabriel

Foto: Ilustrativa/Shutterstock

O Projeto de Lei n° 18/2019, encaminhado pela Executivo municipal, que institui o Plantão de Evolução Médica – Pacientes Internados da Fundação de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste (FUNSAÚDE), foi aprovado por todos os vereadores na sessão ordinária (17).

Ficando instituído o Plantão de Evolução Médica – Pacientes Internados, a partir da data de publicação desta lei, poderá ser pago para ocupantes de cargos da FUNSAÚDE ou, conforme as normas de licitação a realização de contratação de profissional autônomo, o valor de R$ 516,52 por plantão com duração de 6h.

“Aqui está mais uma demonstração que o município investe nos profissionais. [...] E como foi abordado durante a sessão ordinária a respeito de servidores, nós aqui obviamente, também gostaríamos que o retorno dos servidores [...] fosse proporcional a preocupação que nós da Câmara Municipal e Executivo possuímos de fazer uma remuneração justa a estes profissionais”, comentou o vereador Fernando Rocha.

Conforme a justificativa apresentada no projeto encaminhada pela Presidente da FUNSAÚDE, estes serviços se referem a consultas médicas diárias realizadas em pacientes internados e são dedicadas a diagnósticos, orientação da terapeuta não cirúrgica, seja de órgãos ou sistemas, incluindo o atendimento a adolescentes, adultos e idosos. O profissional deste setor é responsável pelo atendimento imediato ao paciente, atendendo em ambiente hospitalar com o objetivo de realizar o diagnóstico a partir de uma avaliação mais geral e completa do quadro enquanto o paciente permanecer internado, inclusive o encaminhando para profissionais de outras especialidades caso seja necessário, ou encaminhamento para tratamento intensivo ou de alta complexidade.

Sobre a duração das 6h do plantão para o atendimento aos pacientes internados, o vereador Ramão Gomes foi até a instituição para sanar algumas dúvidas que envolvem o quadro clínico e a duração do plantão.

“Com a relação com este projeto, tive o cuidado de estar na FUNSAÚDE e conversar com alguns médicos, inclusive com a Presidente Dulce Munhoz Val. Porque no corpo do projeto está citando em relação a uma carga horária de 6h [...] porque se nós avaliarmos que em 6h esse médico teria que estar presente e o paciente tivesse alguma alteração na madrugada/fora do horário como ocorrerá? Esse médico teria que estar a disposição. E a fala da Secretária foi de que esse horário terá que ser flexível”, explicou o vereador Ramão Gomes.

Colaborando com a discussão do projeto, o vereador Rosmar Alves apresentou o seu ponto de vista sobre a valorização do profissional e atendimento ao público.

“Mediante a isso, à valorização, eu só peço que estes plantões que estão sendo criados, não sejam somente para pagar uma pessoa que fica plantonista de três tipos de serviço e continuar sobrecarregando da mesma forma o atendimento as pessoas. Que cada plantão que exista para ser pago, seja pago para cada profissional fazer o tal serviço [...]. Mesmo valorizando com o salário, nós precisamos em nossa rede pública e em todos os setores: humanidade”, disse o vereador Rosmar Alves.

Sessões Ordinárias: As sessões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras a partir das 9h no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho (Sr. Quinca), na sede desta Casa de Leis, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck, 958 – Centro.