20.08.2019

Dia Municipal do Gari e Dia Municipal do Jiu-Jitsu integrarão o calendário oficial de São Gabriel

Professores, atletas e pais do Projeto Nova União SL prestigiaram a sessão desta terça-feira. Foto: Divulgação/ASCOM

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (20), os vereadores de São Gabriel do Oeste aprovaram dois dos quatro projetos inscritos na Ordem do Dia. O Projeto de Lei Complementar n° 12/2019 e Projeto de Lei n° 17/2019, os dois tratam sobre criação e extinção de cargos efetivos e comissionadas da Funsaúde, foram solicitados vistas para melhor estudo das Comissões Permanentes da Câmara Municipal.

O Projeto de Lei n° 16/2019 que “institui o dia municipal do Jiu-Jitsu no âmbito de São Gabriel do Oeste – MS”, foi votado e aprovado. Segundo o Projeto de Lei, a data deverá ser comemorada com a realização de seminários, aulas, palestras, campeonatos e divulgação do esporte, sendo comemorado anualmente no dia 1° de outubro.

Conscientizando a população sobre a importância de diversos profissionais, o Projeto de Lei n° 15/2019, aprovado por unanimidade dos vereadores, institui o dia municipal do gari, celebrado em âmbito nacional no dia 16 de maio. O projeto tem por objetivo homenagear todos os profissionais que atuam na limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo.

Após sanção do Prefeito Municipal, as datas irão fazer parte do calendário oficial de eventos do município. Ambos os projetos n° 15 e n° 16 são de autorias dos vereadores Rosmar Alves e Rogério Rohr.

O Executivo Municipal deu entrada com o Projeto de Lei n° 019/2019 no qual instituirá o Programa de Valorização dos Profissionais do Sistema de Limpeza Pública de São Gabriel do Oeste. Segundo a mensagem do Projeto, o mesmo visa promover a integração dos servidores da área com atividades esportivas, culturais e educacionais. Entre as ações citadas no documento, uma delas é a sensibilização da população para realizar os devidos cuidados com a destinação do lixo produzido em suas residências, proporcionando maior segurança a estes profissionais.

O Projeto de Lei n° 019/2019 foi encaminhado para análise e parecer das Comissões Permanentes da Câmara Municipal e posteriormente poderá ser votado em sessão ordinária.

Serviço - As sessões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras a partir das 9h no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho (Sr. Quinca), na sede desta Casa de Leis, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck, 958 – Centro.