Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

10.12.2021

Secretaria de Saúde lança Campanha Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho e convida população para ciclo de palestras

Cb image default
Foto: arq.PMSGO

A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste lançou nesta semana, uma campanha de conscientização sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV e sobre o câncer de pele – a Campanha Dezembro Laranja e Vermelho. As duas cores representam a luta para a prevenção dessas doenças. Durante todo o mês de dezembro, as unidades de saúde estarão realizando orientações a respeito do HIV, das ISTs e sobre o câncer de pele.

Além das orientações, a secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso, organizou um ciclo de palestras para tirar as dúvidas dos servidores municipais e também da comunidade. As palestras, com médicos especialistas em dermatologia, oncologia, urologia, entre outros, buscam levar ao público informações sobre: como identificar manchas suspeitas na pele, os tipos de cânceres de pele (melanoma e não melanoma), formas de tratamento e como prevenir o câncer de pele; doenças sexualmente transmissíveis, métodos de prevenção as DSTs, cirurgias estéticas, etc.

O Ciclo deve iniciar às 15h do próximo dia 15 de dezembro no Auditório da Prefeitura Municipal. “Fica aqui o nosso convite para todos que queiram participar e saber um pouco mais sobre essas campanhas. Moramos em uma região em que faz muito calor, e precisamos, principalmente, conscientizar os nossos moradores sobre a importância do uso do filtro solar, da prevenção ao câncer de pele, que é um dos cânceres mais comum no Brasil”, falou Francine.

“Saímos de duas campanhas que sempre são muito trabalhadas nas mídias – o Outubro Rosa e o Novembro Azul; mas precisamos alertar também sobre os outros tipos de câncer. O de pele, por exemplo, é um câncer silencioso e que muitas vezes, quando diagnosticado tardiamente, pode levar ao óbito”, informou. Além de falar sobre o câncer, a campanha reforça a conscientização sobre as doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

As palestras serão realizadas pelo Dr. Lucas Basmage (Dermatologista), Dr. Rafael Oliveira Souza (Cirurgião Oncológico), Dra. Ana Letícia Gomes da Silva (Cirurgiã Plástica), Dr. Celso Augusto Prudêncio (Urologista).

DEZEMBRO VERMELHO

O dezembro vermelho é o mês de sensibilização e luta contra a Aids/HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

No Brasil a campanha do dezembro vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

DEZEMBRO LARANJA

O dezembro laranja é o mês de conscientização/prevenção do câncer de pele, a campanha faz parte da agenda nacional de prevenção ao câncer de pele.