16.02.2022

Representantes do SAAE apresentaram aos vereadores planejamento para 2022.

Foto: arq.cmsgo

Na tarde da última terça-feira (15), os vereadores reuniram-se com os representantes do SAAE – a presidente, Rose Pires, o superintendente Fábio Junior e o Diretor do Departamento de Coleta, Leonardo de Rossi, estando presente também o vice-prefeito, Valdecir Malacarne. Inicialmente, foi realizada exposição sobre a forma de tratamento do esgoto que se pretende implantar no município. O RALF, em substituição das lagoas existentes.

A presidente do SAEE informou que estão providenciando a contratação do projeto, para apurar o custo total da obra. O presidente da Câmara manifestou sua preocupação com o tratamento do esgoto, uma vez que o atual sistema está alcançando seu limite e a cidade não para de crescer.

Posteriormente Leonardo falou sobre o projeto de coleta mecanizada na Cohab IV – contêineres seletivos. Destacou que todos os meses é feito um trabalho de conscientização para separação do lixo nos bairros da cidade, com o auxílio de voluntários da Aurora alimento. Uma vez por mês é feita a higienização dos coletores, mas foi detectado que são frágeis e necessitam manutenção e aprimoramento. A intenção do SAAE é adquirir um novo caminhão para a coleta mecanizada e ampliar o projeto para outros bairros.

Quanto a coleta de lixo, serão feitas mudanças para melhorar o serviço, tais como colocar rastreadores nos caminhões e fixação de novos horários para a coleta.

Por fim foi demonstrada a estrutura do SAAE e necessidade de reajuste da tarifa de água e de coleta de resíduos em aproximadamente 19%, lembrando que São Gabriel do Oeste tem uma das menores tarifas do Estado de Mato Grosso do Sul.