26.09.2023

Presidente da Câmara Participa de formatura do PROED

Foto: arq. PMSGO

O presidente da Câmara, vereador Fernando Rocha, participou na última quinta-feira (21), da solenidade de formatura do PROERD, no auditório da Prefeitura Municipal.

O evento celebrou o encerramento de mais uma etapa do PROERD, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Após três anos de interrupção, o programa foi retomado com a parceria da Prefeitura, Câmara Municipal e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

O PROERD é um programa educacional preventivo que teve origem nos Estados Unidos, criado pela Polícia de Los Angeles. Ele é resultado de estudos elaborados por pedagogos, psicólogos e policiais, com o objetivo de envolver escolas, famílias e a polícia na prevenção ao uso indevido de drogas e à violência por parte das crianças.

O programa é ministrado exclusivamente por policiais militares, que passam por rigorosa seleção e treinamento. Durante o PROERD, os alunos adquirem conhecimento sobre os danos causados pelo uso e abuso de drogas, bem como formas de evitá-los. Eles são capacitados para serem multiplicadores desses conhecimentos, levando a mensagem da prevenção a outros jovens.

Além de manter as crianças longe das drogas, o PROERD promove a aproximação do policial militar com a comunidade, fortalecendo a interação entre a polícia, a escola e toda a sociedade. Na primeira etapa, 248 estudantes foram formados, sendo 112 no período matutino e 136 no período vespertino. A segunda etapa, que ocorrerá em novembro, formará mais 208 estudantes, totalizando 456 alunos beneficiados pelo programa.

O evento de formatura contou com a presença de autoridades importantes, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Fernando Rocha,o Vice-Prefeito de São Gabriel do Oeste, Valdecir Malacarne, o Comandante da Polícia Militar da cidade, Tenente Coronel Célio Ramos Barbosa, o Coordenador Estadual do PROERD, Coronel Alexandre Rosa Ferreira, e a Secretária Municipal de Educação, Danielle Souza Emiliani.

“A retomada desse programa era de extrema importância, e, por isso, a vereadora Suelen e eu nos esforçamos para trazê-lo de volta. Acredito que ele dará frutos e conscientizará as novas gerações, moldando e transformando vidas”. Destacou Fernando Rocha.

Os instrutores que desempenharam um papel fundamental na formação dos estudantes foram o Sargento Adriano Lemes Pereira e o Cabo Cássio Henrique Felix Tessari. O PROERD continua a ser uma ferramenta vital na promoção da educação, prevenção ao uso de drogas e à violência, e na construção de pontes entre a polícia, as escolas e a comunidade.

Foto: arq. PMSGO
Foto: Assessoria Presidência