05.04.2023

Câmara e Prefeitura realizam ação para conscientização sobre o Autismo

A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de São Gabriel do Oeste realizaram na noite desta segunda-feira (3), no plenário da Casa de Leis, um encontro para a conscientização sobre o Autismo.

Estiveram presentes pais de estudantes autistas, educadores que trabalham diretamente com as crianças, diretores e coordenadores da rede de educação são-gabrielense, além de autoridades municipais.

O evento foi conduzido pela vereadora Kalícia e pela fonoaudióloga, coach educacional e pós-graduanda, Aurineide Alves, que falaram para o plenário lotado, sobre a adaptação das crianças com autismo no ambiente escolar.

O evento baseou-se em lei de autoria da vereadora Kalíca de Brito e do vereador Edson Tozetto, aprovada em 2022, que instituiu a semana de conscientização sobre o Autismo.

Sobre o Autismo

De acordo com dados da Universidade de São Paulo – USP, estima-se que há pelo menos 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil, ou seja, um caso a cada 110 indivíduos.

Conhecido também como Transtorno do Espectro Autista (TEA), trata-se de um distúrbio neurológico do desenvolvimento que começa, em grande parte, nos primeiros três anos de vida, caracterizado por problemas de comunicação, interação social e comportamento repetitivo ou restrito.

O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, alterou os critérios para o diagnóstico TEA e estabeleceu níveis de intensidade no autismo, sendo de grau leve, aquelas pessoas que necessitam de menos suporte; os de grau moderado precisam de mais apoio para determinadas atividades; e os de grau severo, o mais grave de autismo, na qual as pessoas precisam de muito suporte para realizar atividades da vida diária.