Saúde

VER MAIS

Câmara cobra providências emergenciais para a saúde pública de São Gabriel do Oeste

Saúde
30 de abril de 2025
Vereadores reunidos com representantes da secretaria de saúde e da Funsaúde. Foto: CMSGO

A saúde pública voltou a ser pauta prioritária na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste. Nos últimos dois dias, os vereadores estiveram debruçados sobre a situação da Fundação de Saúde (FunSaúde) e dos relatos de dificuldades enfrentadas pela população nas unidades de atendimento do município. Mesmo com o anúncio da FunSaúde de que serão feitos investimentos em capacitação das equipes como forma de enfrentar os problemas, os parlamentares decidiram avançar nas cobranças.

 

Além das discussões em plenário, a Prefeitura também será oficializada com um documento que exige explicações formais sobre os casos ocorridos e solicita providências emergenciais. A medida ocorre em resposta às reclamações recebidas pelos parlamentares, especialmente sobre o atendimento no Hospital Municipal e nas unidades básicas de saúde.

 

Em outro documento, os vereadores destacam o aumento significativo dos casos de doenças respiratórias entre crianças, fator que tem gerado sobrecarga nos serviços de saúde. “É imprescindível que medidas emergenciais sejam tomadas com a máxima celeridade para garantir a resolutividade dos atendimentos e o bem-estar da população”, pontuam os parlamentares.

 

Entre as solicitações apresentadas estão: melhorias na resolutividade dos atendimentos no Hospital Municipal, com foco na comunicação entre equipes médicas e pacientes; alteração no horário de funcionamento do Posto de Saúde do bairro Fênix, com início do atendimento aos finais de semana e feriados a partir das 12h, em vez das 18h; abertura da unidade de saúde do bairro Milani nos finais de semana e feriados, das 12h às 00h, como forma de descentralizar os atendimentos; e o funcionamento integral da Farmácia Municipal do bairro Milani, que atualmente opera em regime parcial.

 

Os vereadores também reforçaram a necessidade de criação de um Pronto Atendimento Médico (PAM), que ofereça suporte permanente à população e ajude a desafogar o Hospital Municipal, especialmente em períodos de maior demanda. A Câmara segue acompanhando de perto a situação e continuará cobrando ações efetivas do Poder Executivo. 

Pesquisar Atividades Legislativas