05.09.2022

Vereadores participam de abertura da programação do Setembro Amarelo em São Gabriel do Oeste

Foto: arq. PMSGO

Os vereadores, Fernando Rocha, Fabio Miranda e Perkão Sales, participaram na noite da última quinta-feira (01/09), de uma palestra sobre autocuidado mental e prevenção ao suicídio.

Ocorrido no Plenário da Câmara Municipal, o evento tem como objetivo realizada a Campanha de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio; ao longo das semanas deste mês são realizadas ações específicas de prevenção.

A campanha “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

O evento contou ainda com a palestra Saúde Mental e as Boas Práticas com o Psicólogo Rafael Lobo Doni. Segundo ele, apesar do assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras de preveni-lo.

O Pastor Matheus Ovando, capelão do projeto "Nenhum a Menos, Sim à Vida", que é desenvolvido em parceria com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da rede socioassistencial do município, fez uma pequena explanação sobre o que é o projeto e como participar e ser atendido.

Além dos vereadores citados, participaram do evento, o vice-prefeito, Valdecir Malacarne, a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, o Pastor Matheus Ovando e o psicólogo Rafael Lobo.

Foto: arq.PMSGO