02.10.2023

Setembro Amarelo: Audiência na Câmara Municipal sensibiliza para ações de valorização da vida

Foto: arq. cmsgo

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizou na última quinta-feira (28) uma audiência pública, proposta pelo Presidente da Câmara vereador Fernando Rocha, para discutir a campanha Setembro Amarelo, de combate e prevenção ao suicídio e como enfrentar o problema.

"Não é apenas uma questão de saúde pública, mas passa pela questão social, educacional, de segurança. É preciso que isso seja pautado dentro das leis orçamentárias para assegurar o efetivo cumprimento de políticas públicas voltadas à saúde mental", disse Fernando.

A audiência contou com a presença do médico Dr. André Luiz Arakaki, que explicou a importância da Campanha do Setembro Amarelo e os mitos e verdades, sobre pessoas que atentam contra a própria vida.

O profissional explicou que não há um sinal do suicídio, mas que há sinais dos riscos do suicídio. “Quando modificamos nosso dia a dia. Se achamos que somos estorvo para nossa família, se achamos que não temos valor, se não achamos prazer nas coisas corriqueiras, esses são sinais iniciais. Se atrelado a isso vem o planejamento de acabar com a vida, já é uma emergência psiquiátrica”, afirmou.

Estavam presentes na audiência o propositor, o vereador Fernando Rocha, o vereador Edson Tozetto, o Médico, André Arakaki, a Clarice Maria, no ato representando o Secretário de Saúde, a Coordenadora do CAPS, Alaiz Dimeira, líderes religiosos, representantes de entidades, da Polícia Militar, servidores públicos e cidadãos.