Câmara reforça importância do programa “Família Acolhedora” em SGO

Desde 2018, a Casa vem aprovando o aperfeiçoamento da legislação para melhoria nos serviços assistenciais

Divulgação/Assessoria. Legenda: O serviço, que atende crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, foi elogiado pelas autoridades presentes

Há seis anos o município de São Gabriel do Oeste instituiu o programa “Família Acolhedora”, em Lei aprovada pela Câmara Municipal e aperfeiçoada pela última vez em 2022. O serviço, que atende crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, foi elogiado pelas autoridades presentes na comemoração realizada na última terça-feira, dia 23.

Segundo o presidente da Câmara, Fernando Rocha, no que depender da Casa de Leis, os vereadores e vereadoras sempre estarão à disposição para apoiar o programa. “É uma satisfação ter o programa no município, mas a sociedade ainda falha no cuidado”, afirma. Isso porque, como explica ele, houve um aumento no número de famílias que fazem o acolhimento para atender a necessidade atual.

As crianças e adolescentes atendidas são as que tem seus direitos ameaçados ou violados, vítimas de violência sexual, física, psicológica, negligência, em situação de abandono, de vulnerabilidade social e que necessitem de proteção, sempre com determinação judicial.

De acordo com a divulgação oficial da prefeitura, o auxílio é remunerado, segue os requisitos legais e as famílias interessadas precisam preencher alguns critérios e devem participar das capacitações e encontros propostos por uma equipe de servidores. “Temos que valorizar os nossos profissionais também, pois não é uma situação fácil de enfrentar”, completa Rocha.

Os vereadores Kalícia de Brito e Edson Tozetto Baggio também estiveram presentes no evento. Eles destacaram durante o uso da Tribuna Livre o ato de amor, carinho, paciência e muita responsabilidade das famílias acolhedoras. “Temos muito respeito por todas elas. Elas estão ali fazendo o melhor”, declararam.

As informações sobre o programa podem ser obtidas no setor de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social.