30.10.2023

Câmara Municipal realiza Audiência Pública sobre Outubro Rosa

Foto:arq.cmsgo

A Câmara Municipal juntamente com a Prefeitura de São Gabriel do Oeste realizou na noite de sexta-feira (27) uma audiência pública para abordar o tema de prevenção e cuidado da mulher quanto ao câncer de mama.

O evento foi proposto pelo Vereador Fernando Rocha e aconteceu no plenário da Câmara, contando com a presença de Vereadores, Vice-Prefeito, profissionais da saúde e da Deputada Estadual, Mara Caseiro.

Mara contou suas experiências sobre o tratamento da doença e a médica ginecologista e obstetra, Dra. Maria Fernanda Dias Basílio, abordou o tema com mais profundidade, indicando a necessidade de estar sempre realizando exames de rotina, além do autocuidado.

“É uma ação importante e queremos sempre despertar na população o quanto é necessário estar bem com a saúde, se cuidar e esse é o nosso objetivo com a audiência pública”, declarou o Presidente da Câmara, Vereador Fernando Rocha.

A audiência pública faz parte das ações do chamado “Outubro Rosa”, uma campanha que tem o objetivo de despertar a atenção das mulheres para a prevenção e cuidado com o câncer de mama.

O Câncer de mama feminino é o segundo mais incidente no Brasil, atingindo 10,5% da população, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Compuseram a mesa, os vereadores Fernando Rocha, Suelen Pascoal, Kalícia de Brito, Frederico M. Neto, Fabio Miranda e Luizinho Freitas, o vice-prefeito, Valdecir Malacarne, a Dep. Estadual, Mara Caseiro, a médica ginecologista e obstetra, Dra. Maria Fernanda Dias Basílio e a Presidente da Funsaúde, Clarice Maria Scariot.