26.10.2022

Tribuna popular: Outubro Rosa – A importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Foto: Drª Kalynka Silvia

A Drª. Kalynka Silvia Higino utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal na Sessão Ordinária desta terça (25) para abordar sobre o Outubro Rosa – A importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres acima dos 40 anos. Estima-se que para 2022, 69 mil casos de câncer de mama e 17 mil mortes somente neste ano.

Os números são alarmantes e a Dra. Kalynca alerta que é preciso conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce através da mamografia.

Com sua experiência na área, a médica, de forma didática, explicou que a mamografia não dói e com as tecnologias digitais o exame é fácil de ser executado e o diagnóstico é muito tranquilo. “Com o diagnóstico precoce a cura chega a 90%”, confirmou.

A médica ainda expôs a falsa ideia de que somente as mulheres enfrentam essa doença. “1% dos homens também é vítima dela”, afirmou.

Tribuna Popular: A Tribuna Popular é um instrumento de grande importância para ampliar a participação dos munícipes. Na tribuna popular, entidades e populares podem se inscrever para discutir assuntos de interesse do município. Para fazer uso da tribuna popular os interessados deverão atender as seguintes exigências: comprovar ser eleitor do Município; fazer inscrição prévia; e indicar expressamente, no ato da inscrição, a matéria a ser exposta.

Foto: Vereadores e Drª Kalynka