Publicado em 13/05/2019 às 10:22, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Câmara realiza a entrega do Título de Cidadão Honorário de São Gabriel do Oeste

Assessoria de Imprensa,

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizou, na noite de sexta-feira (10), a Sessão Solene para entrega do “Título de Cidadão Honorário” para 11 personalidades de São Gabriel do Oeste.

Cada vereador da Casa de Leis escolheu uma pessoa para entrega do título, durante a sessão realizada em comemoração ao 39º aniversário de São Gabriel do Oeste. A concessão das honrarias foi proposta pelos 11 vereadores, como forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do município.

Foram homenageados: Antonio Ribeiro Campos, Célio Molinari, Conceição Neves da Silva, Dr. Frederico Marcondes Neto, Jaime Inácio Bernardy, Jeferson Luiz Tomazoni, Laércio Pereira Souza, Luiz Sorgatto, Miguel Pio Severino dos Santos, Ronilso Freitas Brandão e Valderi Balzan e Tereza Balzan.

Conheça um pouco mais sobre os 11 homenageados:

Cb image default
Divulgação: Vereador Angelo Mendes e Luiz Sorgatto

Luiz Sorgatto 

Luiz Sorgatto, nascido em 23 de abril de 1952, filho de José Sorgatto e Herminia Riva Sorgatto, veio de uma família grande de 13 irmãos, Luiz é casado com Silvana Maria Migliavaca, pai de Diego Luiz Sorgatto, Camila Suelen Sorgatto e Caroline Daniele Sorgato, e tem dois netos Lorena e Thiago. Luiz Sorgatto prestou serviços ao Exército de Brasília, logo depois, em julho de 1973 chegou a São Gabriel do Oeste, estado de Mato Grosso do Sul para fazer a diferença e ajudar a construir a nossa querida cidade. Veio sozinho para trabalhar com o fundador da cidade Balduíno Maffissoni, onde prestou serviços na plantação de arroz, e logo após com o plantio de soja. Iniciando o loteamento na construção inicial, sendo na indicação das Ruas e abertura com maquinários. Iniciou a construção da Usina na fazenda Bela Miragem, Usina esta que foi criada para geração de energia da cidade, antes de ter a estação de energia. Foi responsável pela manutenção de energia na rede elétrica, com assistência também após a saída da empresa que fez a rede. Teve uma importante ajuda na construção do CCTA e da Igreja Matriz do nosso município. Formou o primeiro time de futebol da cidade, Rosada Futebol Clube. Trabalha até os dias atuais como agricultor em nosso município. Uma pessoa de personalidade forte, caráter e honestidade muito presente, e com voz sempre bem ativa na família. Luiz é uma pessoa bem família, sempre presente com os netos e filhos. Sempre deu valor para estudos, cobrando muito a parte escolar dos filhos, formando os três filhos. Este é um relato de Diego Sorgatto, filho de Luiz, onde declara com orgulho as características do pai. 

Cb image default
Divulgação: Vereador Fernando Rocha e Jaime Inácio Bernardy

Jaime Inácio Bernardy 

Jaime Inácio Bernardy nasceu no município de Arroio do Tigre, interior do Rio Grande do Sul em 29 de julho de 1952. Passou a adolescência em Carazinho/RS, onde ingressou no Aeroclube local e cursou paraquedismo, sendo seu primeiro salto com apenas 14 anos. Participou de campeonatos brasileiros de paraquedismo e um Sul-americano na Argentina. Habilitou-se no Brevê aos 18 anos e foi instrutor de voo por dois anos pelo mesmo aeroclube. Em 1972 foi contratado pela Clayson/New Holland como piloto executivo para voar no estado de Mato Grosso, com base em Dourados, lugar onde começava a se instalar uma nova fronteira agrícola. Em 1978 cursou a EAPAC – Escola de Aviação do Ministério da Aeronáutica do Rio de Janeiro, recebendo sua licença como piloto comercial. No entanto, no ano seguinte já ingressou no CENEA – Centro Nacional de Engenharia Agrícola em Sorocaba/SP, onde recebeu também sua licença de piloto agrícola. Em 1980 casou-se com a Senhora Rosane Pasqualotto e o casal possui hoje três filhos e três netos. Em 1982 estabeleceu-se em São Gabriel do Oeste/MS e fundou a empresa Radar Agro Aérea Ltda, pela qual voou como piloto agrícola até 1995. Nos anos seguintes trabalhou administrando a empresa até 2010, sempre tendo um ótimo relacionamento com os produtores rurais de SGO. Entre esses anos graduou-se Bacharel em Administração e Turismo pela Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande/MS. Vendo a necessidade de armazenar grãos produzidos em SGO, com segurança e no próprio Município, em 1996, juntamente com alguns agricultores tradicionais de São Gabriel, fundaram a Produsoja Cereais Ltda, onde permanece até hoje como diretor executivo. Além disso, fez parte da diretoria do Sindicato Rural de SGO, e um dos responsáveis pela negociação da área onde hoje está o parque de exposição. São 37 anos de trabalho em São Gabriel do Oeste. 

Cb image default
Divulgação: Vereador Luizinho Freitas e Laércio Pereira Souza

Laércio Pereira Souza 

Nascido aos 21 de outubro de 1967, na cidade de Campo Mourão no Estado do Paraná, filho de Joarez Pereira de Souza e Ilenir Dias, casado há 25 anos com Norma Barbosa Nogueira Souza, pai de cinco filhos e avô de uma neta. Laércio veio morar na cidade de São Gabriel do Oeste no ano de 1989, onde foi funcionário da Retificadora Hanel por três anos como retificador de motores. Por motivos profissionais retornou ao Estado do Paraná na cidade de Arapongas. Montou sua primeira empresa de retifica de motores no Município de Camapuã/MS com o nome de Paraná Motor, onde permaneceu por um ano. Em 1993 retornou a São Gabriel com sua empresa ainda pequena com apenas um funcionário. Hoje é proprietário da Empresa Retifort Retifica de Motores, que emprega mais de 11 pessoas e Aquafort que atua com atividades como hidroginástica, hidroterapia, futebol, local onde acontece o Projeto Escolinha de futebol SECDET, realizado pela Prefeitura Municipal que atende mais de 150 crianças de 5 a 13 anos de idade, desde o ano de 2010. Laércio considera São Gabriel do Oeste sua casa, a cidade que o acolheu com sua família é o lugar onde ele escolheu viver.

Cb image default
Divulgação: Vereador Marcos Paz e Célio Molinari

Célio Molinari 

Célio Molinari é natural de Tuparendi/RS, casado com Neusa Segatto Molinari, com possui três filhos, Carlen, Sarita e Endrigo. Possui 6 netos. Célio residiu nas cidades gaúchas de Santa Rosa e Três de Maio/RS até meados 1981, onde se formou em Técnico em Contabilidade e Administração de Empresas. No ano de 1981, mudou-se para São Gabriel do Oeste. Em nossa cidade, ainda formou-se em Bacharel em Direito na UCDB. Nestes 38 anos residindo em São Gabriel do Oeste, Célio trabalhou no setor público, na contabilidade da Prefeitura Municipal, de 1981 a 1984, e acumulou a função de Secretário de Administração e Finanças, nos anos de 1983 e 1984, na Gestão do Prefeito Roberto Emiliani. Na iniciativa privada, Célio fundou a empresa ABC Materiais de construção em junho de 1982, sendo o mais antigo depósito de construção devidamente regularizado de nossa cidade. O ABC, além de oferecer uma série de produtos da área de construção, teve uma longa tradição de apoio ao esporte de nossa cidade e ajudou a fundar e presidiu a Liga Esportiva na época, onde times de futebol com rosada, arrendatários e ABC eram os mais tradicionais. Atualmente, além do ABC materiais de construção, possui uma construtora que já construiu e comercializou mais de 140 casas, e dois loteamentos urbanos que foram comercializados quase 400 terrenos. Célio participou da construção de nossa cidade e sociedade, presidindo e fazendo parte de diretorias de entidades como a Fundação Educacional Cristo Rei, Rotaty Clube de São Gabriel, Cooperativa Sicredi, Cooperativa Coasgo, Centro de Tradições Gaúchas/CTG, Associação Comercial e Industrial/ACISGA e Paróquia São Gabriel da Igreja Católica. Sua trajetória e de sua família contribuiu para o crescimento e pujança de nossa cidade e por esta bonita história de vida, Célio Molinari é merecedor de ser reconhecido oficialmente como “Cidadão de São Gabriel do Oeste”.

Cb image default
Divulgação: filhos de Conceição Lino da Silva e vereador Ramão Gomes

Conceição Lino da Silva

Conceição Lino da Silva, nascida em Volta Fechada/RS. Foi casada com Amadeu Neves da Silva (em Memória), é mãe de 17 filhos, 16 de sangue e 1 adotivo. De sua geração, tem 55 netos, 165 bisnetos e 8 tataranetos. Uma mulher guerreira e batalhadora, que nunca mediu esforços para criar e ensinar aos seus filhos o caminho certo da vida. Depois de muitas lutas para criar seus filhos e quando cada um já com suas famílias formadas, Dona Conceição, mudou-se para São Gabriel do Oeste/MS no ano de 1989. Nesses 30 anos em nosso município, Dona Conceição acompanhou e vivenciou o crescimento de São Gabriel do Oeste. Residiu em fazendas, trabalhando em serviços gerais, tanto na zona rural quanto na urbana, trabalhou com vendas, e ainda, participou de muitos eventos, como o clube dos idosos e festividades de comunidades. Aos 82 anos, através do projeto MOVA de alfabetização conseguiu o letramento, assinando o seu nome. Como mulher e mãe, sempre mantendo a sinceridade e o amor incondicional aos seus filhos, seus ensinamentos e exemplos construíram esta bonita e numerosa família. Nestes 100 anos de vida, completados no dia 03 de maio, sua história merece ser homenageada em conjunto com a história de São Gabriel do Oeste.

Cb image default
Divulgação: Prefeito Jeferson Luiz Tomazoni e Vereador Roberto Emiliani

Jeferson Luiz Tomazoni

Jeferson Luiz Tomazoni, funcionário público, nascido em 19 de janeiro de 1974, natural de Guarapuava, Paraná. Filho de Valpirio Tomazoni e Bernadete Sguarezi Tomazoni é o filho mais novo entre quatro irmãos. Residente no município de São Gabriel do Oeste, desde o ano de 1980, sendo que seus pais desenvolveram a atividade agrícola no Estado desde 1978. É bacharel em Administração pela Uniderp Anhanguera, pós-graduado em Metodologia da Educação Especial em Nível de Especialização e pós-graduando em Gestão de Cidades e Pessoas. Servidor público municipal desde 1999. É professor regente de educação física em dois concursos de 20 horas semanais. Foi secretário de educação, cultura e desporto do município entre 2009 a 2012. Mediador da vinda do curso técnico em agropecuária em 2010 e que até hoje forma estudantes para o mercado de trabalho. Exerceu atividades voluntárias de recreação e lazer na comunidade Kolping São Francisco de Assis por três anos e meio e no Lar Fabiano de Cristo por um ano. Lecionou nas escolas Estaduais São Gabriel e Bernardino Ferreira da Cunha e foi treinador de voleibol e basquetebol na Fundação Educacional Cristo Rei. O esporte está presente na vida de Jeferson. Desde os 12 anos, joga nas seleções municipais de voleibol e basquete, sendo técnico de voleibol de seleções femininas da cidade. Representou o Estado nos Jogos Universitários na modalidade de voleibol em Poços de Caldas, em 2001. Criou a Liga do Interior de Voleibol em que cidades da região norte competem. Iniciou na vida política exercendo o cargo de vereador, onde permaneceu por três mandatos entre 2001 e 2016. Foi o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal entre 2013 e 2016. Nosso atual Prefeito de São Gabriel do Oeste, exercendo o mandato até 2020. Pelos seus atuais serviços, fora recentemente condecorado com a Medalha Tiradentes, dada pelo comando Geral da Polícia Militar, e com o segundo lugar do Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo SEBRAE/MS. A política está no seio familiar, pois o pai e um dos irmãos foram vereadores e nesse campo Jeferson se destacou na Vereança e em atividades sociais em que sempre esteve envolvido. Caminho e funções que o credenciaram a ser Gestor de uma das cidades que mais cresce em nosso Estado.

Cb image default
Divulgação: Ronilso Freitas Brandão e Vereador Rogério Rohr

Ronilso Freitas Brandão

Ronilso Freitas Brandão, 48 anos, nascido no distrito de Ponte Vermelha, município de São Gabriel do Oeste, servidor público a 34 anos, filho de José Chagas Brandão e Célia Freitas Brandão, casado com Janaína do Nascimento Rodrigues, pai de Gabriela Rodrigues Freitas. Iniciou seu trabalho aos nove anos de idade, como (boia-fria). No ano de 1985, aos quatorze anos de idade, já com quatro irmãos, e o nascimento de sua irmã caçula Patrícia, vendo a dificuldade financeira da família, foi até a prefeitura falar com o então prefeito Roberto Emiliani, pediu um trabalho, onde o mesmo informou que havia vaga como gari, "o primeiro gari da cidade ainda pequena". De imediato aceitou o trabalho, depois de algum tempo, sofreu um acidente com o carrinho de coleta, que o impossibilitou de continuar com o serviço até sua recuperação. Diante disso, o senhor Roberto Emiliani, o transferiu para o interior da prefeitura, para desenvolver as funções de office boy. Com o passar dos anos, assumiu concurso e desenvolveu inúmeras funções na prefeitura. Trabalhou com todos os prefeitos, (Roberto Emiliani, Balduíno Maffisoni, Félix Sorgato, Jorge Flauzino, Adão Rolim, Sérgio Marcon e Jeferson Tomazoni). Atualmente é responsável pelo departamento de compras e licitações do município, onde desenvolve fundamental papel para execução de projetos, dando agilidade aos serviços públicos. Pela relevância dos trabalhos prestados em favor do bem da nossa comunidade, pelo profissionalismo, honestidade e dedicação ao longo de todos os esses anos, convido o sr Ronilso Freitas Brandão para receber o título de cidadão honorário de São Gabriel do Oeste

Cb image default
Divulgação: Valderi Balzan, Tereza Balzan e Vereadora Rose Pires

Valderi Balzan e Tereza Balzan 

Sr. Valderi Balzan nasceu no dia 29 do mês de agosto de 1941, natural de Cachoeira do Sul/RS, filho de Honorato Balzan e Eva Pedro Balzan casado com Tereza Balzan. Tereza Balzan nasceu em 24 de abril de 1939, natural de Santo Ângelo/RS, filha de Antônio Dal’Ongaro e Maria Angela Dal’Ongaro, casada com Valderi Balzan, pais de Claudir José Balzan, Claudio Balzan, Marcos Cézar Balzan, Tatiana Balzan e Diana Aparecida Balzan. Ambos vêm de famílias humildes do interior do Rio Grande do Sul. Naquele Estado conheceram-se e casaram-se em 06 julho de 1963. Cultivando uma pequena gleba de terra permaneceram no Rio Grande de Sul até final de outubro de 1979. No dia 05 de novembro de 1979 chegaram no Estado do Mato Grosso do Sul na cidade de São Gabriel do Oeste, onde fixaram raízes e vivem até os dias atuais. Seu Valderi Balzan e dona Tereza Balzan iniciaram a vida neste Estado com o cultivo de terras próximas ao Posto São Pedro, onde residiram em uma pequena casa de chão batido por aproximadamente 03 anos até 1982 quando se mudaram para a então cidade de São Gabriel do Oeste vindo a residir, até os dias atuais, na Rua Bahia, nº 1.100. Continuaram trabalhando com o cultivo de terras agrícolas, e apesar das dificuldades com trabalho duro e as ajudas dos filhos conseguiram aumentar aos poucos a quantidade de suas lavouras e posteriormente passaram também a trabalhar com a criação de gado. Em 17 de julho de 1998, seu Valderi Balzan juntamente com seu filho Marcos Cezar Balzan (in memória) fundaram a Serrana Aviação Agrícola em sociedade neste município, a qual teve início na época com 02 aeronaves usadas e de pequeno porte prestando serviços de pulverização aérea. Seu Valderi Balzan e seu filho Marcos Balzan trabalharam muito dia a dia para darem início à grande empresa que é hoje a Serrana Aviação Agrícola em nosso município. No ano de 2007 a família Balzan teve uma perda muito grande dona Tereza Balzan e seu Valderi Balzan perderam seu filho Marcos que veio a falecer de acidente rodoviário. Após este triste momento na vida do casal e de toda família a empresa Serrana Aviação Agrícola passou a ser administrada pelos seus outros dois filhos: Claudio Balzan e Claudir José Balzan, em sociedade, que com muito trabalho e empenho veio crescendo cada dia mais neste ramo da Aviação Agrícola. Hoje a Serrana Aviação Agrícola tornou-se uma empresa de referencia e a de maior porte no seu ramo a nível nacional, pois conta com 18 aeronaves em sua maioria de grande porte e mais de 50 colaboradores, gerando assim, renda e serviços ao nosso município. Na área de produção agrícola a família deu início e começou com 100 hectares e hoje com o esforço e trabalho contam com 2.200 hectares de plantio. No ramo da agropecuária começaram a atividade com 50 cabeças de gado e hoje esta com mais de 8.000 cabeças distribuídas entre São Gabriel do Oeste e Rio Verde. Além de ter dado início a estes grandes empreendimentos em nossa cidade gerando serviço e renda ao nosso município, seu Valderi também foi: Sócio Fundador do CTG; Sócio Fundador da Cooperoeste; Sócio Fundador Sindicato Rural; e foi uns dos pioneiros do plantio direto da região. Seu Valderi Balzan e dona Tereza Balzan merecem esta homenagem por terem dedicado 40 anos de suas vidas a trabalhar e a ajudar na construção da economia do nosso município e ao atendimento da população de São Gabriel do Oeste e região.

Cb image default
Divulgação: Dr. Frederico Marcondes Neto e Vereador Rosmar Alves

Dr. Frederico Marcondes Neto

Nascido em 21 de julho de 1967, filho de Wanderley G. Marcondes e Emilia Santilli Marcondes, natural de São Paulo/SP. Ele chegou a São Gabriel do Oeste no ano de 1990, em 1991 assumiu o concurso no município. Casado com Joceline Regina Sorgatto, possui 2 filhas, Isabella Marcondes Sorgatto e Maria Eduarda Marcondes Sorgatto. Frederico Marcondes Neto foi Secretário de Saúde de São Gabriel do Oeste nos seguintes anos e períodos: 03/09/2001 á 02/04/2004; 01/07/2004 á 30/05/2008; 06/10/2008 á 31/12/2008; e 01/01/2013 á 01/06/2016. No período que esteve à frente da Secretaria de Saúde, colocou o Hospital Municipal para “funcionar” no ano de 2002. Implantou o Centro de especialidades odontológicas (CEO), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Centro de Atendimento Psicológico (CAPS), o Centro de Reabilitação para Pacientes com deficiência física e mental (CER) e equipou o Hospital Municipal com os aparelhos para a realização de RX, ultrassom e aparelho de videolaparoscopia. 

Cb image default
Divulgação: Vereador Vagner Trindade e Renny Delmondes representando Miguel Pio Severino dos Santos

Miguel Pio Severino dos Santos 

Miguel Pio Severino dos Santos, nascido 29 de setembro de 1959, filho de Waldemar Pereira dos Santos e Maria Aparecida Severino dos Santos, casado com Luciane Fernandes dos Santos, pai de Thiago de Freitas Santos e Livia Tosta Albuquerque. Graduado em Administração, pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda e especialista em Treinamentos Do SFN - Sistema Financeiro Nacional possui as certificações CPA 10 e CPA 20 do Banco Central. Bancário há mais de 40 anos. Iniciou a carreira em 1976 no banco financial de Mato Grosso. Foi Gerente Regional no Banco Real SA, e no Banco Auxiliar de São Paulo SA, entre 1977/1988. Foi professor há mais de 20 anos entre 1983/2008, ministrou aulas na UNIDERP/CESUP, UCDB/FUCMAT e escola pública estadual e privada de nível médio. Sua carreira profissional também agrega conhecimentos em outras áreas bem como no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT/MS) na 24ª região, onde foi Juiz Classista entre 1996/1998. Trabalhou no Governo Do Estado De MS entre 1988/1989 e na Secretaria Estadual De Comunicação Social na Função de Chefe de Gabinete. Atualmente também Leciona cursinhos preparatórios pra jovens que sonham em passar em concurso. Trabalha há 30 anos na Caixa Econômica Federal, onde teve o prazer de ser o Gerente Geral que inaugurou a Agencia de São Gabriel Do Oeste MS, realizando um trabalho de entrega total à comunidade dos serviços e produtos da caixa. Neste período foi realizada a maior quantidade de assinatura de contrato para aquisição de casa própria graças a sua dedicação, muitas vezes fora de horário de trabalho. Uma pessoa contagiante de alegria extrema, otimista e apaixonado pela vida, dedicado ao trabalho à família e sem dúvida tem a convicção que Deus é o grande arquiteto e provedor do universo.

Cb image default
Divulgação: Vereador Valdecir Malacarne e Antonio Ribeiro Campos

Antonio Ribeiro Campos

Nascido em 25 de maio de 1954, na Vila Eneida, cidade de Presidente Prudente – São Paulo. Filho de Carlota Maria Campos e Pedro Ribeiro Campos. Casado do com Luzia Nogueira Alves Campos, com quem teve três filhos: Sirlei, Willian e Emerson. Em 1989 mudou-se para São Gabriel do Oeste, onde iniciou suas atividades profissionais como Operador de Máquina Agrícola em diversas propriedades rurais do município. Em 1992 foi aprovado no Concurso Público da Prefeitura Municipal para o cargo de Motorista, sendo designado para realizar suas atividades na Secretaria de Ação Social e Saúde no transporte de pacientes dentro do perímetro urbano. Em 2001, após a administração municipal adquirir um veículo Van, o mesmo passou a realizar o transporte de pacientes até o município de Campo Grande para a realização de Consultas, Exames e Hemodiálise, através da Central de Regulação. Trabalho este realizado todos os dias, saindo de madrugada de sua casa e retornando somente no período noturno, após todos os pacientes realizarem os seus procedimentos. Antônio é um exemplo de pessoa e profissional em nossa comunidade, sendo reconhecido por todos pelo compromisso e responsabilidade no desempenho de sua função ao longo destes 18 anos. Podemos destacar ainda relatos emocionantes por parte dos usuários do transporte da Saúde sobre a sua dedicação, o seu respeito e educação no trato com as pessoas.