31.08.2017

Vereadores participam do lançamento do Programa ID Jovem em São Gabriel do Oeste

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na noite desta quarta-feira (31)  o lançamento do Programa \"ID Jovem\" em São Gabriel do Oeste. A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O lançamento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores Roberto Emiliani, Vagner Trindade e Valdecir Malacarne.

De acordo com o coordenador estadual da Caravana do ID Jovem, Rafael Rodrigues, o programa garante a reserva de duas passagens gratuitas em transporte interestadual (ônibus, trem ou embarcação) e outras duas passagens com 50% de desconto, além de meia entrada em eventos culturais e esportivos e gratuidade da taxas da Carteira Estudantil.

Para ter acesso ao documento, é necessário ter entre 15 e 29 anos e uma renda familiar de até dois salários-mínimos, independentemente de ser estudante ou não. O jovem também precisa estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), e ter o Número de Identificação Social (NIS) e com as informações cadastrais atualizadas há pelo menos 24 meses.

Representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne, o vereador Vagner Trindade acompanhou o lançamento do Programa e destacou a importância de ações voltadas à formação. \"Sabemos da importância do fortalecimento de projetos sociais em nossa cidade e acreditamos que o acesso a cultura é fundamental na boa formação de nossos jovens. Temos de discutir e pensar novos projetos que levem cada vez mais informação a eles\", destacou.

A secretaria de assistência social ficará responsável pela mobilização do programa em São Gabriel do Oeste, especialmente para que a informação chegue ao público alvo. \"Este projeto vai de encontro com as atividades da secretaria e temos muitos jovens neste perfil, que precisam destas informações para que usufruam do programa e tenham seus direitos assistidos\", avaliou a secretária de assistência social, Rosane Moccelin. O prefeito municipal, Jeferson Tomazoni também participou do evento e aproveitou para deixar um recado aos jovens presentes. \"São caminhos que levam a oportunidades, aproveitem cada instante como este, e construam o futuro que vocês planejam\", complementou.

Em Mato Grosso do Sul são cerca de 200 mil jovens que se enquadram nestes perfis e que podem ser beneficiários do ID Jovem. O objetivo da Caravana é interiorizar o programa em conjunto com gestores estaduais, prefeituras, diretorias de juventude, secretarias municipais de assistência social, centros de referência de assistência social e organizações da sociedade civil e levá-lo a todos os municípios do Estado.

O programa ID Jovem garante aos jovens o direito a meia entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização). O programa também prevê a reserva de 2 vagas gratuitas e 2 vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual, ou seja, de um estado para o outro.

Serviço: Para cadastro no programa e outras informações, acesse: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx