17.10.2017

Vereadores participam da IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Representando o Legislativo Municipal, os vereadores Fernando Rocha e Vagner Trindade participaram, nesta terça-feira (17), da IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada na AUFI (Associação Unidos da Feliz Idade). O evento é uma realização da  Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, e visa promover a igualdade racial, estabelecendo propostas que possam ser desenvolvidas em São Gabriel do Oeste e nos demais municípios do Estado.

De acordo com a secretária municipal de assistência social, Rosane Moccelin, durante o encontro, serão definidos,  através de sorteio, o nome de cinco delegados que irão representar o município na etapa estadual da Conferência. \"Nosso principal objetivo é abrir espaço para o debate, especialmente para elaborarmos propostas de políticas públicas que proporcionem o enfrentamento ao racismo e promovam a igualdade racial. Por isso, a presença de toda sociedade se faz tão importante neste evento\", destacou.

No cronograma da Conferência está prevista a realização de uma \"\"palestra magna\"\", com o tema \"O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Igualdade de Direitos\", ministrada pela palestrante Jaqueline Francisca de Oliveira Amaral.  Segundo Rosane Moccelin, também serão organizados grupos de estudos sobre o tema em questão e será feita eleição entre os candidatos a delegados municipais.

O vereador Fernando Rocha que, no ato, representou o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne, destacou a importância do debate sobre a igualdade racial. \"Somos todos iguais. Temos de elevar e incentivar esse sentimento. Estamos em um momento em que devemos discutir a  promoção da igualdade e o combate ao racismo e, acima disso, ter a consciência de que o que mais vale a pena vida, é o amor pelo próximo\", afirmou.

Conforme o Regimento Interno, são objetivos da Conferência: \"avaliar, propor, deliberar, com base no tema, subtemas e dimensões, sobre políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial; fortalecer ações relacionadas ao gozo de direitos à igual participação dos afrodescendentes em todos os aspectos da sociedade e eleger os cinco delegados para a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Social, sendo dois governamentais e três representantes da sociedade civil\".

O prefeito municipal Jeferson Tomazoni e a vice-prefeita, Ivone Pierezan, também participaram da Conferência.