23.08.2017

Vereadores participam da inauguração da unidade armazenadora de grãos da Aurora em São Gabriel

Acompanhados de lideranças empresariais e políticas do Estado, os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste participaram, nesta terça-feira (22), da inauguração da unidade armazenadora de grãos da Cooperativa Aurora Alimentos. Os investimentos, na ordem de R$ 21,5 milhões, ampliam a capacidade de armazenamento de grãos na região central do Brasil, colaborando com o desenvolvimento do município e de toda região Norte de Mato Grosso do Sul.

Além do presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malacarne, também estiveram presentes os vereadores Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Marcos Paz, Ramão Gomes, Roberto Emiliani, Rogerio Rohr e Vagner Trindade. Eles acompanharam todas as instalações que já permitem a estocagem de 40 mil toneladas de grãos, em fluxo contínuo de 200 toneladas hora. Na inauguração, a empresa ainda anunciou ampliação da obra, que deve chegar a estocar até 100 mil toneladas de grãos.

“Entendemos a importância da cooperativa para o município e um investimento desta magnitude só vem a somar ainda mais com o desenvolvimento de nossa cidade. A Aurora emprega hoje mais de 1,8 mil são-gabrielenses e impulsiona a economia local. Como representantes da Câmara, temos de incentivar a instalação desta e de outras empresas, pois geram empregos, trazem crescimento e fortalecimento econômico para nosso município, que se destaca na produção de grãos”, destacou Valdecir.

De acordo com o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, nos quatro novos silos são armazenados milho e soja adquiridos no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para consumo na base produtiva de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. A Cooperativa consome 90 mil sacas de milho por dia, o que equivale a 120 mil toneladas por mês.

O milho é utilizado na composição de rações que alimentam plantéis permanentes, no campo, formados por 34 milhões de frangos corte e galinhas de postura e 1,3 milhão de suínos. A unidade de abate e processamento de suínos de São Gabriel do Oeste tem capacidade de abate para 3 mil suínos/dia, sustentando cerca de 1,9 empregos diretos. Somente em 2016, foram processados 728,1 mil suínos, cerca de 16% do abate total da Aurora.

Entre as autoridades, também participaram da solenidade de inauguração, o prefeito Jeferson Tomazoni, a vice prefeita, Ivone Pierezan e o secretário de desenvolvimento econômico Lucio Lagemann. Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e pela Assembleia Legislativa, o presidente, deputado estadual Junior Mochi.