Publicado em 02/12/2017 às 17:19, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Vereadores participam da inauguração da Ferticel em São Gabriel do Oeste

Redacao,
Representando o Legislativo Municipal, os vereadores Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Vagner Trindade e o presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malacarne, participaram no último sábado (2) da inauguração da filial da Ferticel, em São Gabriel do Oeste. A indústria de fertilizantes, que tem capacidade para produzir 40 toneladas/hora, é a primeira unidade do grupo em Mato Grosso do Sul e tem expectativa de atender a demanda de produtores rurais de todo o Centro-Oeste.

A solenidade aconteceu na sede da empresa, localizada as margens da rodovia BR-163 no Núcleo Industrial e contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e produtores rurais, que após a inauguração, puderam participar de uma confraternização com um almoço que foi servido nas instalações da indústria.

Representando os quatro sócios da empresa familiar com sede em Santa Catarina, Wilson Luís Enderle, falou da satisfação dos sócios e de toda a equipe de trabalho da Ferticel por estarem inaugurando esta filial em São Gabriel do Oeste, destacando o principal objetivo do grupo que é de ser parceiros dos produtores rurais. Wilson também ressaltou o tratamento recebido pelo Governo do Estado e afirmou que com os incentivos fiscais recebidos terá capacidade de atender mercados além do Centro-Oeste.

Presente na inauguração, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Verruck destacou o momento propício em que o grupo começa a atuar no Estado. “A empresa chega a MS em um momento certo, com um cenário favorável ao desenvolvimento”, disse ao destacar o acordo com a Bolívia assinado na última semana para a importação de ureia e os estudos em uma mina de fosfato em Bonito, o que podem dar ainda mais competitividade à empresa.

Ainda em seu discurso, Jaime lançou o desafio ao grupo, de apresentar até 31 de janeiro um projeto de expansão da unidade e, com isso, serem beneficiados com incentivos fiscais do Governo do Estado até 2033, cinco anos a mais que os atuais recebidos pela empresa. A proposta foi aceita com entusiasmo pelos sócios, que se disseram motivados em trabalhar no novo investimento, que já se encontra com as portas abertas para atender a todos os clientes.

A unidade inaugurada em São Gabriel, que tem como gerente comercial Fernando Luiz Enderle, recebeu R$ 12 milhões em investimentos e além de capacidade de produção de até 40 toneladas/hora de fertilizantes, também possuí capacidade de armazenamento de até 6 mil toneladas de matéria-prima.

O adubo organomineral, principal produto oferecido pela empresa que o denomina como “adubo do futuro”, pode atender além da agricultura e pecuária, também pequenos produtores da região que trabalham com o cultivo de hortas.

Ferticel

Com 30 anos de trajetória, a Ferticel trabalha na busca de adubos e fertilizantes que ajudam o produtor a tirar o melhor da terra, produzindo mais e melhores alimentos sem agredir o solo.

Foi assim que em 1987 os irmãos Enderle (Wilson; Valcir; Volnei e Wanderley) fundaram a Ferticel – Indústria de Fertilizantes que tem sido parceira do produtor, utilizando alternativas sustentáveis para aumentar a produtividade da lavoura e incrementar os lucros de quem trabalha para alimentar o planeta.

O grupo conta com quatro unidades produtivas, além da sede administrativa, todas localizadas no Estado de Santa Catarina (Coronel Freitas, Guatambu, Concórdia e Vargem Bonita), atendendo a todo o Brasil e países do Mercosul com uma capacidade produtiva de 70 mil toneladas ao ano, o equivalente a mais de 200 mil hectares de área cultivada.

Sua sólida e moderna estrutura permite que a Ferticel pesquise, desenvolva e produza adubos e fertilizantes adaptados à realidade e às necessidades do produtor.

Infraestrutura

Empresários e o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni, aproveitaram a presença do secretário da Semagro para reforçar o pedido de ajuda do Governo do Estado para asfaltar trecho de 2,3 quilômetros de acesso ao núcleo industrial.

Jaime Verruck se comprometeu a viabilizar a obra por meio dos recursos do Fundo de Apoio a Industrialização (FAI), fundo administrado pela Semagro e proveniente da arrecadação com os incentivos fiscais concedidos.

“É muito importante para o município poder contar com essa parceria com o Governo e setor privado, pois isso influencia diretamente no desenvolvimento econômico”, disse Tomazoni. A prefeitura doou a área para que a empresa se instalasse no local. Com informações, Suzana Vanessa - Veja Folha