Publicado em 21/09/2017 às 07:57, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Vereadores participam da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social

Assessoria, Assessoria
O vereador Vagner Trindade e o presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, vereador Valdecir Malacarne, participaram, nesta quarta-feira (20), da abertura da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, que aconteceu na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, em Campo Grande. O evento é organizado pela Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e pelo Ceas/MS (Conselho Estadual de Assistência Social), tendo como tema central a garantia de direito e o fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O tema central da conferência é colocado reafirmando o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, trazendo os usuários para o centro do debate, e do planejamento da Política de Assistência Social.

Os debates são organizados em quatro eixos e discutidos em Grupos de Trabalho, e para cada um dos eixos são apresentados a ementa, a argumentação e os desafios da realidade atual, apresentando os desafios e perspectivas do Plano Decenal (2016-2026), visando orientar a reflexão e o debate mais aproximado das demandas estaduais.

A realização da 12ª Confeas/MS foi precedida das Conferências Municipais de Assistência Social realizadas nos 79 Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, com efetivos debates e a eleição de delegados (as) titulares e suplentes, de forma paritária entre a representação governamental e a Sociedade Civil, de acordo com o porte.

A 12º Confeas/MS constitui-se em instância máxima de mobilização, participação social e deliberação e também será espaço para a eleição dos delegados para a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 05 a 08 de dezembro deste ano, em Brasília (DF).

A solenidade contou ainda com a participação de representantes da secretaria municipal de assistência social e da Rede Socioassistencial.