27.06.2017

Vereadores incentivam projetos de prevenção ao consumo de drogas entre estudantes

Representando a Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste, os vereadores Roberto Emiliani e Valdecir Malacarne estiveram presentes, na noite de ontem, na palestra ministrada pelo delegado Fabio da Silva Magalhães, com o tema: “É Possível ser Feliz sem Drogas”. Realizada no plenário da Prefeitura, a solenidade também marcou premiação de alunos do município no Concurso de Frases e Desenhos, de mesma temática.

A ação faz parte das atividades de prevenção ao uso de drogas promovidas pelo COMAD ( Conselho Municipal Antidrogas), juntamente à Secretaria de Assistência Social, com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Segundo o prefeito municipal, Jeferson Tomazoni, o projeto realiza ações durante todo ano, através de estudos, palestras educativas e motivacionais nas escolas, incentivando o comportamento anti-drogas nos alunos.

\"São projetos que visam a prevenção ao uso de drogas, permitindo o desenvolvimento pleno das nossas crianças e jovens, e consequentemente da nossa cidade. É um serviço essencial à sociedade, que hoje enfrenta diversos problemas decorrentes do consumo e do tráfico. Contem sempre com nosso apoio em causas como esta\", destacou o presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malacarne.

Durante a solenidade, foram premiados os trabalhos que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar das seguintes categorias: 1ª Categoria - 1º ao 5º ano – os alunos concorreram com apresentação de Desenhos; 2ª Categoria - 6º ao 9ª ano - os alunos concorreram com Frases; e 3ª Categoria - Ensino Médio e EJA - também com Frases.

Diversas outras ações estão previstas ao longo de todo ano. Entre elas, está sendo feita pesquisa para levantamento e índice do uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens das escolas. Segundo a secretaria de assistência social, além do concurso,  também são realizadas palestras periódicas e em outubro acontecerá um passeio ciclístico com o tema: \"Sou radical, não uso drogas\".

Pais, estudantes, professores e diversas autoridades do município acompanharam a premiação e tiveram a oportunidade de assistir a palestra do delegado Fabio da Silva, que discorreu sobre os diversos prejuízos sociais e familiares, além dos males provocados à saúde dos usuários.