Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

14.05.2018

Vereadores homenageiam personalidades com Título de Cidadão Honorário de São Gabriel do Oeste

Em comemoração ao aniversário de 38 anos do Município, os vereadores realizaram, no último sábado (12), Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Honorário de São Gabriel do Oeste. Ao todo, 12 personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à cidade.

A solenidade teve início por volta das 9h20 e contou com a presença de diversas autoridades do município, dentre elas, a vice-prefeita, Ivone Pierezan, o prefeito, Jeferson Luiz Tomazoni, a secretária municipal de assistência social, Rosane Moccelin, a presidente do Hospital Municipal, Dulcinéia Aparecida Munhoz, o presidente da Kolping/MS, Antônio Valdir Padilha, o presidente da ACISGA, Rodrigo Nissola, o delegado titular da Denar, Gustavo Ferraris e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Vilson Mateus.

Cada vereador indicou uma pessoa para entrega do título. Foram homenageados: Dr. Mauri Lelis Queiroz Junior (indicação: vereador Angelo Mendes), Omene Vera Martins (indicação: vereador Fernando Rocha), Vanilde Zamignan (indicação: vereador Marcos Paz), Luiz Andrade Pereira (indicação: vereador Luizinho do Ferro Velho), Mauricia Morel dos Santos (indicação: vereador Ramão Gomes), Claudia Zoehler Brusamarello (indicação: vereador Roberto Emiliani), Régis Luis Comarella (indicação: vereador Rogério Rohr), Pedro Freitas de Oliveira (indicação: vereadora Rose Pires), Dra. Cleide Carvalho Silva dos Santos e Dr. Idelfonso Francisco dos Santos (indicação: vereador Rosmar Alves), Gaspar da Cunha Miranda e Moisés Caetano de Oliveira Júnior (indicação: vereadores Vagner Trindade e Valdecir Malacarne).

Conheça os homenageados:

Dr. Mauri Lelis Queiroz Junior - Indicação do vereador Angelo Mendes

Filho de Mauri Lelis Queiroz e Raimunda Macedo Lelis, Dr Mauri Lelis Queiroz Junior nasceu na Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, onde se formou no curso de Medicina no ano de 2004. No ano seguinte, foi designado ao serviço Militar Médico obrigatório, onde serviu como Médico generalista no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada na cidade de Ponta Porã, e como médico plantonista na cidade de Aral Moreira.

 

Retornou para Campo Grande, onde prestou serviços por dez anos como plantonista em UPAs e CRS. Em 2007, foi aprovado no Curso de Residência Médica em Pediatria pelo HRMS (Hospital Regional Rosa Maria Pedrossian) e casou-se, no mesmo ano, com Lucilene Soares e Silva Lelis.

 

Concluiu a residência em Pediatria em janeiro de 2009 e começou a trabalhar como Pediatra nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), no pronto atendimento do HRMS (Hospital Regional) e nas cidades de Corguinho e Aquidauana. Já no ano de 2010, foi Pediatra do Exército Brasileiro, servindo no HG (Hospital Geral Militar). Abriu Consultório e foi Médico do Presídio de Segurança Máxima da capital. Também foi Plantonista no Hospital Municipal de Sidrolândia.

 

Criado em uma família evangélica foi consagrado Pastor em 2011 pela Igreja Evangelho da Restauração, juntamente com sua esposa. Em 2012 se tornou referência em Pediatria na Capital, e em 2013 foi designado ao CEMPE (Centro Médico Pediátrico), de onde foi indicado ao cargo de Coordenador da Vigilância Sanitária. Também atuou como médico do centro Obstétrico do Hospital Adventista.

 

No ano de 2014, se tornou pai de Pedro Luiz Soares Lelis e, em 2015, de Felipe Luiz Soares Lelis, mesmo ano em que foi aprovado no concurso da Funsaúde, iniciando uma nova história no município de São Gabriel do Oeste.   Coincidentemente, no dia em que comemorava 12 anos de namoro com sua esposa, iniciou seus trabalhos como Pediatra no Município.

 

De lá para cá, foram inúmeros atendimentos que fizeram e fazem a diferença em nosso setor da Saúde. É referência na sua área de atuação e reconhecido pela dedicação ao trabalho desenvolvido em São Gabriel do Oeste.

 

Omene Vera Martins - Indicação do vereador Fernando Rocha

Nascido em 16 de abril de 1956, em Piquerobí/SP, passou  a residir em Campo Grande/MS após concluir o Ensino Médio, em 1978, onde trabalhou como assistente administrativo em uma loja e depois ingressou na Secretaria de Segurança Pública do então Estado de Mato Grosso. Em 1984, prestou concurso público para escrivão da polícia, passando a trabalhar na Corregedoria Geral da Polícia Civil deste Estado.

Em 1982, casou-se com Maria Eloisa Marcaro Vera Martins, mudando para São Gabriel do Oeste em agosto de 1986, onde inauguraram a Loja Dumeni Multimarca. o homenageado também exercia a função de escrivão na delegacia local, dedicando-se com afinco à segurança pública do município.

Formado em pedagogia, na primeira turma da UFMS, pólo de São Gabriel do Oeste, também é formado em mediação e arbitragem empresarial pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem de Brasília. Participa ativamente da ACISGA desde 1987, tendo exercido vários cargos, inclusive foi presidente  entre 2010 e 2012.

Também presidiu a Loja Maçonica Imigrantes 45 por três mandatos,  participa como conselheiro no Conselho de Desenvolvimento de São Gabriel do Oeste e é membro do Conselho Fiscal da FUNGAB. Atualmente preside a AMESP ( Associação para o Melhoramento da Segurança Pública), onde participa desde a sua fundação.

 Vanilde Zamignan - Indicação do  vereador Marcos Paz

Natural de Erechim/RS,  Vanilde Zamignan  tem 78 anos e possui quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos. Sua história em São Gabriel do Oeste teve início há 44 anos, sendo que sua residência foi a quinta a ser instalada no município. Ela também foi responsável pelo 1º comércio da cidade, chamado \"Armazém São Gabriel\".

Dona Vanilde sempre foi atuante na comunidade e sua trajetória está marcada pelo envolvimento em causas coletivas. Participou, por exemplo, das reuniões de escolha do nome do município, do movimento para vinda da primeira escola da cidade, e da fundação do Lions Clube.

Participou também  e foi uma das primeiras sócias do CTG e do Country Clube. Foi a primeira secretária/tesoureira da Escola Agrícola e uma das idealizadoras do UMI (Universidade da Melhor Idade) que funcionava no prédio da antiga UCDB, onde hoje é a sede da Prefeitura Municipal.  Na comunidade católica, ajudou na construção do CCTA, do Seminário Católico (onde hoje funciona a Escola Cristo Rei), da Casa Paroquial, do Centro Catequético, e ainda, ajudou e colaborou com Cursilho, Grupo Jovem, Apostolado da Oração, Capelinhas de Setor, Comunidade Kolping e Casa do Imigrante.

Atualmente presta voluntariado na comunidade católica, especialmente no Ministério da Eucaristia, ALAC ( Associação Leigos Acolhedores em Cristo) e  Comunidade Kolping. Também é Coordenadora de Setor e participa da Pastoral do Idoso e Pastoral de visitação aos doentes.

Luiz Andrade Pereira - Indicação do vereador Luizinho do Ferro Velho

Mais conhecido como \"Ceará\", Luiz Andrade nasceu em Abaiara/CE, sendo filho de Casimiro Ermínio e de Ana Andrade Pereira. Casou-se com Maria Auxiliadora com quem teve dois filhos.

Chegou em São Gabriel do Oeste em janeiro de 1982, através de uma amigo nordestino que já trabalhava na região, conhecido como Sr Viana. Luiz trabalhou na Ponte Vermelha durante aproximadamente 1 ano e foi frentista nos postos São Gabriel e Petroeste. No ano de 1989, ingressou na Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste como motorista de ambulância, onde presta serviço até os dias atuais.

Mauricia Morel dos Santos - Indicação do veredor Ramão Gomes

Mais conhecida como \"Dona Mauricia\", nasceu no município de Rio Negro/MS. Hoje viúva, foi casada com Almerindo Matias dos Santos, com quem teve oito filhos. Possui 23 netos, 52 bisnetos e 15 tataranetos.  

Chegou em São Gabriel do Oeste em 1975, vindo de Rio Negro para trabalhar na lavoura de café em fazendas da região, sendo uma das primeiras moradoras da região do Bairro Jardim Gramado.

Posteriormente trabalhou como assalariada rural e, em 1988, passou a ser funcionária pública, na Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, exercendo a função de varredora de rua, onde permaneceu até sua aposentadoria.

Claudia Zoehler Brusamarello

Nascida em Nonoai/RS em 1965, mudou-se para Passo Fundo, onde morou até 1987, quando veio para Mato Grosso do Sul. Em 1987 começou a lecionar na escola Armelindo Tonon como auxiliar de professora em uma turma de Pré Escolar.

No ano seguinte, passou a lecionar na escola Jardim Gramad, hoje Nilma Glória Gerace Gazineu, como professora de segunda série. Iniciou seu curso de Graduação em 1990, em Rio Verde de Mato Grosso. Foi professora na Escola Estadual Bernadino Ferreira da Cunha, Escola Estadual São Gabriel e Escola Municipal de Primeiro Grau Ernesto Emiliani, onde atendia turmas de ensino fundamental de 5º a 9º ano e Ensino Médio.

Pós graduou-se em Administração Educacional, Metodologia da Educação Especial e Orientação Pedagógica em Educação a Distância. Em 1999, assumiu concurso na Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, onde efetivou-se como Coordenadora Pedagógica na Escola Ênio Carlos Bortolini, onde esteve frente à Direção da escola.

 Neste tempo, fez mestrado em Ciências da Educação e lotou-se na Creche Jardim Gramado na função de Pedagoga. Atualmente responde pela coordenação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), é coodenadora do Fórum Estadual de Coodenadores de Polo em MS e participa do conselho da FUNGAB, do Comitê de Combate ao AEDES e do Conselho Municipal de Mulher.

Régis Luiz Comarella - Indicação do vereador Rogério Rohr

Casado com Azle Comarella, Régis Luiz nasceu em 1968, em Gaurama/RS e reside desde 1994 em Campo Grande. Em 2008, junto com seus familiares, adquiriu a empresa Boibras Indústria e Comércio de Carnes e Subprodutos LTDA.

Na época da aquisição, a empresa tinha capacidade de abate de 80 cabeças/dia de bovinos certificados pelo Serviço de Inspeção Estadual. Com investimento na ordem de R$ 27 milhões, o abate está ampliado hoje para 700 cabeças/dia, com certificação do Inspeção Federal.

Com faturamento em 2017 de R$ 400 milhões e investimento previsto de R$ 17 milhões em 2018 e 2019, será construída uma desossa para 2800 peças/dia, com previsão de contratação de mais de 300 colaboradores diretos.

Hoje os produtos são comercializados para todo o Brasil, bem como habilitados para outros países e já exportando para China, Paraguai e demais países da lista geral. Após sua ampliação total, será habilitado para o Mercado Comum Europeu e demais Mercados Comuns.

Pedro Freitas de Oliveira - Indicação da vereadora Rose Pires

Nascido em 1956, na região de São Gabriel do Oeste,  Pedro Freitas começou a trabalhar aos 7 anos de idade, colaborando com a família na fazenda.       Desempenhou o papel de vereador , representando a população por cinco mandatos consecutivos, entre os anos de 1989 e 2018. Nas eleições de 2011, candidatou-se ao cargo de vice-prefeito, juntamente com o candidato Adão Rolim. Saíram vitoriosos, assumindo a legislatura de 2012-2016.

Em meados de 2013 assumiu o cargo de secretário de obra, exercendo a função durante um ano. Atualmente é Coordenador Geral do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) no município de Coxim.

Além de grande contribuinte político em São Gabriel, Pedro sempre foi reconhecido por atender a todos com atenção e dedicação.

Dra Cleide Carvalho Silva dos Santos e Dr. Idelfonso Francisco dos Santos  - Indicação do vereador Rosmar Alves

Os médicos Idelfonso, de São João Batista/MG, e Cleide Carvalho, de Campo Grande/MS, casaram-se em São Paulo no ano de 1984 e moram em São Gabriel do Oeste há 26 anos. Ele é formado pela Fundação Educacional Serra do Órgãos, em Teresópolis e ela pela Universidade de Brasília/DF.

A vinda para Mato Grosso do Sul aconteceu após uma visita pela região a convite do gestor da Fundação Nacional de Saúde, à época. O casal sempre se dedicou ao seu consultório e paralelamente ao serviço público municipal. Idelfonso possui 39 anos dedicados aos pacientes, especialmente aos atendimentos infantis. Dra. Cleide é ginecologista e obstetra, teve momentos difíceis, mas superou com fé, dedicação e amor ao próximo e à profissão.

Gaspar da Cunha Miranda - Indicação dos vereadores Vagner Trindade e Valdecir Malacarne

Neto de Bernadino Ferreira da Cunha, Gaspar Miranda nasceu na Fazenda Ponte Alto, antigo município Herculano, onde atualmente está instalada a PHC (Pequena Central Hidrelétrica) em Coxim. Começou a trabalhar na atividade pecuária logo após deixar os estudos em 1963. Após alguns anos, começou sociedade com dois irmãos (Eduarte da Cunha Miranda e Fernando da Cunha Miranda), iniciando a criação de gado, das raças gir, industrial e nelore.  Em 1972, iniciaram a primeira inseminação artificial do rebanho, começando assim a seleção do \"Nelore Três Irmãos, sendo hoje único proprietário.

As dificuldades eram muitas, começando pela falta de estradas. Nos primeiros abates, os animais iam de comitiva para Campo Grande, tocados pelas terras por cavaleiros, em viagem que durava seis dias até o frigorífico. Para aprimorar o rebanho, comprava matrizes e reprodutores em SP, especificamente no leilão \"Cafezinho, na cidade de Araçatuba.

No ano de 1995, arriscou um modelo de comercialização ainda novo para a região. Realizou o primeiro Leilão Nelore Três Irmãos, sempre realizado em São Gabriel do Oeste. Atualmente é considerado o mais antigo e tradicional evento da região, com 22 anos consecutivos. Neste ano, será realizado o 23º Leilão Reprodutores e Matrizes, afeitando ao mercado animais com genética para melhorar os rebanhos dos clientes e criadores.

Mesmo com grandes dificuldades, Gaspar sempre acreditou na força de São Gabriel do Oeste, fortalecendo e aprimorando seu rebanho, e divulgando o nome do município através de grandes eventos agropecuários.

Moisés Caetano de Oliveira Junior - Indicação vereadores Vagner Trindade e Valdecir Malacarne

Nascido em 1967, na cidade de Venceslau Braz/PR, formou-se em engenharia química em 1999, pela universidade Regional de Blumenau. Especializou-se em Sistemas de Produção no ano de 2006, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Obteve o título de Mestre Profissional em Higiene, Inspeção e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal no ano de 2011, pela Universidade Federal Fluminense e especializou-se em engenharia de segurança do trabalho, em 2017, pela Universidade Anhanguera.

Em 1999 ingressou na Cooperativa Central Aurora Alimentos, na qual atuou nas áreas de meio ambiente e qualidade total, sendo coordenador do Sistema de Gestão ISO 9000. Atuou também como coordenador do projeto de implementação de segurança alimentar nos mais diversos processos industriais da Cooperativa.

Atualmente ocupa o cargo de gerente geral na unidade de São Gabriel do Oeste, na qual acompanhou diversas ampliações no parque industrial. Exerce sua função com foco na gestão de pessoas, proporcionando uma administração participativa, tendo como consequencia o espírito de trabalho em equipe, o crescimento e o fortalecimento profissional das mais de 1850 pessoas que fazem parte da Cooperativa em São Gabriel. Moisés é considerado exemplo de pessoa e de profissional na cidade.