Publicado em 22/02/2017 às 19:40, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Vereadores discutem importância da agricultura familiar no desenvolvimento de São Gabriel do Oeste

Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
A iniciativa é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-MS), que pretende levar representantes de São Gabriel do Oeste, para a 1ª Jornada Estadual da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do MS, evento que será realizado no dia 8 de abril, em Campo Grande.

Durante a reunião, ficou definida uma coordenação geral para dar os encaminhamentos para o encontro municipal em São Gabriel do Oeste, marcado para o dia 16 de março, às 13h30. O local para realização do evento ainda não foi definido.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne e o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lucio Lagemann, irão integrar a coordenação  e ficaram responsáveis para elaboração de reuniões e definição de um representante para fazer apresentação de dados da agricultura familiar do município.

De acordo com a secretária executiva da Fetraf-MS, Andrea Cirlene Leite, a idéia é reunir famílias envolvidas, órgãos públicos , sindicatos e associações existentes na cidade para debaterem a importância da agricultura familiar e buscar apoio da sociedade civil para as demandas. \"Agricultura familiar, quem não depende dela para viver\", resume a campanha.

Deputados federais, senadores e outras autoridades estão entre os convidados para o encontro municipal, porém, os nomes ainda não foram divulgados. Para o encontro estadual foram convidados representantes da Secretaria Especial da Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, Ministério Público Federal (MPF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de toda bancada federal e estadual, prefeituras e secretarias municipais.

A reunião desta quarta-feira (22) ocorreu no plenário Joaquim Honório Sobrinho e contou com a presença dos vereadores Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Roberto Emiliani, Ramão Gomes e Vagner Trindade, além de outras autoridades do município.