02.07.2018

Vereadores discutem aplicação de recursos públicos e adequações na estação de tratamento de esgoto

Os vereadores Luizinho do Ferro Velho, Roberto Emiliani, Rogério Rohr, Rose Pires, Vagner Trindade e o presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, realizaram duas reuniões, nesta segunda-feira (2), com a presença do prefeito municipal, Jeferson Tomazoni, onde discutiram sobre  a aplicação de recursos financeiros na Festa do Leitão do Rolete e sobre possíveis adequações na Estação de Tratamento de Esgoto de São Gabriel do Oeste.

A primeira reunião contou com a participação da servidora Idione Maria Perin, que apresentou esclarecimentos sobre a aplicação de recursos financeiros repassados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, para realização da FESTOESTE (Festival da Canção de São Gabriel do Oeste) e a 25ª Festa do Leitão do Rolete.

Logo em seguida, os parlamentares receberam o presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Leonardo de Rossi Vieira, a bioquímica responsável pelo Controle de Qualidade da Água,  Magda Callegaro, e técnicos do Serviço para discussão de alternativas para redução de odores desagradáveis na estação de tratamento de esgoto do Município.

Uma das propostas é o pedido de providências apresentado na semana passada pelo presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, para \"que seja implantada cerca viva e aplicação de neutralizador de odores na Estação\". Segundo os técnicos, a aplicação de produtos específicos já está sendo testada e os resultados devem aparecer nos próximos dias.

Ainda conforme o presidente da autarquia, a estação cumpre todas as exigências legais para tratamento de qualidade e projeto está sendo elaborado para construção de área para aumentar capacidade de tratamento de esgoto e aplicação de novas técnicas que possam otimizar o serviço. Também discutiram a expansão da rede de água, com instalação de novos poços e reservatórios no Município.