17.08.2017

Vereadores debatem importância do Censo Agro 2017 em São Gabriel do Oeste

Representando a Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, os vereadores Vagner Trindade e Valdecir Malacarne participaram nesta manhã (17), da 1ª Reunião para instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), para realização do Censo Agro 2017. O objetivo é dar suporte ao processo de trabalho e de melhoria contínua das atividades realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), especialmente neste levantamento, que irá reunir dados agropecuários de todos os municípios do Brasil.

A reunião ocorreu na sede da Prefeitura e também contou com a presença prefeito Jeferson Tomazoni, além de autoridade ligadas ao setores de produção agropecuária, do secretário de desenvolvimento econômico, Lucio Lagemann, e da secretária de assistência social, Rosane Moccelin. No encontro, a representante do IBGE, Elenice Cristaldo, repassou todos os detalhes deste Censo, considerado o principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira.

Conforme Elenice, a pesquisa pretende investigar informações  em todos os estabelecimentos agropecuários do município, levantando dados sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, bem como o beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Para realização da pesquisa, está prevista a contratação de quatro licenciadores em São Gabriel do Oeste. Os candidatos já realizaram prova de processo seletivo simplificado e os aprovados ainda devem passar por processo de capacitação em setembro. Eles serão responsáveis pela pesquisa, que será realizada a partir de outubro e deve durar até final de fevereiro de 2018.

O território de São Gabriel será divido em setores e, cada licenciador  ficará responsável por visitar todos os estabelecimentos agropecuários de determinada área. A estimativa, segundo o IBGE, é de que no município existam pelo menos 801 estabelecimentos.

Considerando a complexidade do Censo, que pretende atingir todos os estabelecimentos agropecuários do País, em cada um dos 5.570 municípios brasileiros, o IBGE constituiu as Comissões Municipais de Geografia e Estatística, que serão responsáveis pelo acompanhamento das etapas das operações censitárias na fase de preparo de campo, durante coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares.

A Comissão é presidida por um representante do IBGE e composta por representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como  entidades de classe, instituições públicas ou privadas e outros representantes da sociedade civil organizada. Duas novas reuniões devem acontecer ao longo do Censo.

Para o presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malarne, o resultado da pesquisa será de fundamental importância para o debate de políticas públicas que otimizem resultados junto a todos os seguimentos do município.  Desta forma, afirmou que a Câmara Municipal dará toda assistência necessária para o levantamento, divulgando as informações pertinentes e auxiliando no processo de orientação e de conscientização dos produtores, sobre a relevância de contribuir com o Censo Agro.