Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

06.02.2019

Vereadores de São Gabriel do Oeste realizam a abertura dos trabalhos do Legislativo Municipal

A 1ª Sessão Ordinária do 3º Ano Legislativo da 9ª Legislatura da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste deu início aos trabalhos que serão realizados no Município. No Plenário da Câmara nesta terça-feira (5), os vereadores utilizaram o grande expediente para agradecer e reivindicar melhorias para a população São gabrielense.

Ao utilizar o grande expediente, o Vereador Roberto Emiliani, apontou a direção para este terceiro ano de mandato. “Que possamos continuar os passos dados no ano passado, apoiando as ações do Executivo que visa a melhoria e crescimento de São Gabriel do Oeste e o bem estar de nossa população. Chegamos na metade desta legislatura sabendo que estamos no caminho certo, mas, que ainda há muito para ser feito. Reafirmo o meu compromisso, não apenas com os meus eleitores, mas, com toda a sociedade são gabrielense de buscar sempre o melhor para o nosso povo”, disse o Vereador.

O Parlamentar Ramão Gomes, falou sobre as expectativas para 2019. “Que possamos conduzir os trabalhos desta casa com seriedade e responsabilidade. Aonde possamos ter tranquilidade enquanto vereador para com a população e ter o maior número de harmonia junto ao Executivo”.  Durante sua fala no Plenário, o Vereador, agradeceu todos que estão ao seu entorno e espera que este ano conquiste maior espaço para atender o serviço esperado pela população.

Refletindo sobre os novos desafios do município, o Vereador Vagner Trindade, ressaltou que São Gabriel do Oeste possui “pressa em geração de empregos, na diversificação da economia, para a atração de novas empresas de forma diversificada em nossa cidade”. Através do processo de asfaltamento do Polo Industrial, os investidores terão uma nova perspectiva empreendedora em São Gabriel.

As questões ambientais, tratamento de lixo, infraestrutura urbana de qualidade, tecnologias, oportunidade para o jovem, atividades de lazer, entre outros serviços e problemáticas “são levantamentos que qualquer gestor tem anseios em resolver mais rápido possível e não é na medida em que queremos, sabemos que tudo tem o seu tempo para solucionar. Estamos levando a voz das pessoas, por isso somos insistentes em querer conquistar através de um bom diálogo e parcerias. De governo a governo, vamos caminhando para uma São Gabriel crescente com qualidade e responsável”, finaliza Vagner Trindade.  

O Vereador Fernando Rocha destacou que “temos que pensar no desenvolvimento, em como atrair novas empresas, gerar novos empregos, administrar o aumento da folha de pagamento em virtude dos aposentados”. Na sanidade pública, quanto a construção de moradias em locais adequados e que não seja mais próximo do depósito de lixo e na criação de vias seguras para a prática do ciclismo.

“São Gabriel do Oeste vive um momento importante, de crescimento populacional, de aumento da produtividade e da tecnologia no campo, de desafios que vem juntamente com o progresso. Por isso, a administração pública e a Câmara de Vereadores não podem errar, gastar mal, fazer experiências com servidores que não estão aptos a desempenhar o papel de servir à comunidade” finaliza o Vereador Fernando Rocha.

Entrando em seu 15° ano como vereador, o 1° Secretário da casa legislativa, Marcos Paz,  durante a sua fala no grande expediente abordou a forma de trabalho do legislativo e a representatividade política dos vereadores. “O nosso trabalho é sempre pautado na legalidade, no compromisso e principalmente buscando melhorias para a população. O papel do vereador é além de representar, é também estudar os Projetos (de Lei)”, que a partir deles a sociedade terá um atendimento eficiente.

“Que a Câmara continue sendo exemplo de transparência, de participação e sobretudo exemplo de representação em São Gabriel do Oeste”, disse o Vereador Marcos Paz.

Pedidos de Providências, Indicações e Informação

Entre os Pedidos de Providências, Indicações e Informação os vereadores do município se encontram atuantes nas mais diversas áreas que necessitam de atenção, avanços e parecer.

O Vereador Luizinho Freitas, reafirmou o seu compromisso com a comunidade e disse buscar com os reeleitos, que apoiou, melhorias. Como exemplo destas parcerias, temos “a obra do Corpo de Bombeiros e o asfaltamento do Parque Industrial que já são realidades”, disse o Vereador. Com o início do ano letivo, direcionou pedidos de providência para as pontes que possuem as linhas dos ônibus escolares e o “fim” do lixão que cita como um problema crônico.

Juntamente com o Vereador Luizinho, o Vereador Rogério Rohr, solicitou o pedido de providência n° 35 para a manutenção ou instalação de manilhas na ponte sobre o Córrego da Onça, na estrada SGO 869, que dá acesso à furna dos Pereira.

Outro ponto importante é o fato da BR-163 “cortar” São Gabriel do Oeste e neste processo de duplicação, o Vereador Rogério Rohr, apresentou na Sessão Ordinária o pedido de informação sobre o projeto desta duplicação “para ficarmos a par” do que está acontecendo no município. Além de apresentar os pedidos acima, o parlamentar, falou sobre estar trabalhando na criação de uma ONG para os animais do município, pois, muitos se encontram abandonados. “Estamos sugerindo um fiscal voluntário, para que possa notificar essas pessoas que abandonam e maltratam esses animais. O brasileiro só aprende quando dói no bolso”, finaliza o Vereador Rogério Rohr.

Apresentando reivindicações do Bairro Primo Maffissoni, a Vereadora Rose Pires, durante o uso da tribuna no Grande Expediente, realizou os pedidos de providências n° 36, 37, 38 e 39, os quais tratam das seguintes solicitações:

“Que seja colocado lâmpadas em todos os postes de iluminação que estão em falta na Rua Hilário Nicaretta (próximo ao número 2026) esquina com a Rua João Evangelista Rosa; Que seja feita a limpeza em toda a extensão dos canteiros da Avenida Gregório Nicaretta; Que seja feita a manutenção e, se possível, o cascalhamento na Rua Hilário Nicaretta; E que seja instaladas placas de identificação com o nome das ruas em todo bairro onde não existem placas sinalizadoras”. A vereadora colocou-se à disposição e convida a população  “para visitar a Câmara, essa casa é de vocês. Estamos aqui, cada vereador para representá-los”.

Cobrando melhorias nas praças públicas, o Vereador Angelo Mendes, solicitou que seja feita nas Praças da Cohab IV e do Bairro Milani, a manutenção dos brinquedos do parquinho infantil, iluminação local, areia para as quadras de vôlei e o concerto das telas. Além destas providências, solicitou maior agilidade na limpeza pública, pinturas do meio fio de toda a cidade e instalações de luminárias nas quadras de vôlei de areia do Parque Aquático Municipal, localizado no bairro Jardim Gramado.

Transparência

O Presidente da Câmara, Vereador Valdecir Malacarne, ressaltou que durante o recesso parlamentar, o Poder Legislativo manteve as atividades, conduzindo os mais diversos assuntos de interesse público e administrativos.

Demonstrando o compromisso com a população, foi realizada a economia de “recursos públicos, que possibilitou a devolução de mais de R$ 2 milhões ao executivo municipal. Os quais foram investidos na aquisição de veículos para a saúde, vans, micro-ônibus e UTI’s. Equipamentos para a Secretaria de Infraestrutura como minicarregadeira, vassourão, fresadora e rolo. Construção de salas de aula no CEMEI Mundo da Criança. Aplicação de micro pavimento e pavimentação asfáltica, entre outros diversos serviços”, disse o Presidente da Câmara.

Somando forças e aproximando o legislativo e executivo, a cada dia está sendo construído um município melhor para todos.

Projeto de Lei

Durante os dois últimos anos, passaram pela Casa Legisladora vários Projetos de Lei que trouxeram benefícios para todos. Entre eles, podemos destacar a redução da tarifa mínima de consumo de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em São Gabriel do Oeste.

Um Projeto idealizado pelos Vereadores Marcos Paz, Ramão Gomes e Rosmar Alves, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 4 de dezembro de 2018, que proporciona um pagamento mais justo pela utilização dos serviços da SAAE.

“Estamos aqui para trabalhar em prol do povo de São Gabriel, defender aquilo que acreditamos e vamos correr atrás de mais emendas e recursos”, disse Rosmar Alves.

Aguardando informações do projeto para atualização e inclusão na matéria.