19.10.2018

Vereadores de São Gabriel do Oeste participam de conferência sobre os direitos das crianças e adolescentes

Na tarde desta quinta-feira (18), os vereadores Luizinho do Ferro Velho, Roberto Emiliani e Vagner Trindade participaram da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em São Gabriel do Oeste. Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, a conferência discutiu os direitos das crianças e adolescentes do município, no auditório da Prefeitura.

O evento contou com a presença de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, da sociedade civil, representantes locais dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de conselheiros tutelares, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais. Centenas de estudantes da rede municipal e de entidades locais, também estavam presentes.

Alunos da comunidade Kolping São Francisco de Assis iniciaram a programação, apresentando de peças baseadas série literária \"Sítio do Pica Pau Amarelo, do consagrado escritor brasileiro, Monteiro Lobato. Em seguida, a abertura oficial foi feita pela secretária municipal de assistência social, Rosane Moccelin, acompanhada de autoridades locais.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Vagner Trindade parabenizou a organização da conferência e destacou a importância o evento. \"Através de iniciativas como esta, temos a oportunidade de conhecer melhor as necessidades do município, no que diz respeito aos direitos das crianças e adolescentes. Temos o compromisso dar continuidade às políticas públicas voltadas à formação das nossas crianças, garantindo assim um futuro melhor para nossa cidade\", disse.

Os debates conferenciais foram divididos em cinco eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Segundo a secretária Rosane, o principal objetivo da conferência é apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades, além de formular propostas para o enfrentamento da violência. \"É fundamental a participação das crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas pública. Com esta representatividade podemos elaborar ações mais efetivas, que garantam os direitos e a igualdade\", explicou.

A Conferência ainda resultou na elaboração de um regimento interno com votação das propostas estabelecidas. Também foram escolhidos os Delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.