21.02.2017

Vereadores convocam extraordinária e votam reajuste de professores na próxima quinta

Os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizaram, nesta terça-feira (21), a 3ª sessão ordinária de 2017. Os parlamentares apresentaram diversas indicações e pedidos de providência e convocaram uma sessão extraordinária para discussão e votação do reajuste dos profissionais do Magistério. Temas como saúde, transporte e educação, também foram discutidos.

Durante o grande expediente, por exemplo, o vereador Ramão Gomes relatou algumas das demandas que tem recebido da população em seu gabinete. Destacou o fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Assentamento Itaqui, sugerindo que as famílias que residem na região se mobilizem para comprovação de que há número suficiente de crianças para justificar a necessidade de um centro no local.  Pediu ainda, que a secretaria de saúde do município encaminhe, na íntegra, projeto de implementação do Projeto SER, que estaria paralisado por falta de recursos para custear as atividades.

Segundo o parlamentar, o objetivo é analisar a viabilidade de execução deste projeto. Por fim, ele também relatou que recebeu várias reclamações sobre a falta de medicamentos no município, pedindo esclarecimentos da Administração.

Já a vereadora Rose Pires fez uso da tribuna para solicitar a inclusão de uma indicação e de um pedido de providências. No pedido, requer que Executivo realize a manutenção das estradas dos assentamentos Patativa e Itaqui. Segundo ela, diversos moradores relataram dificuldade na passagem do transporte coletivo e o acesso dos leiteiros na região.   Já na indicação, pede a viabilização do transporte coletivo nos dois assentamentos.

Rosmar Alves pontuou ações realizadas pelo parlamento e reiterou o compromisso de parceria da Câmara Municipal  com a Acisga (Associação Comercial e Industrial de São Gabriel do Oeste), especialmente, no incentivo aos pequenos e grandes empresários do município. No mesmo sentido, de incentivar o comércio local, o vereador Vagner Trindade sugeriu a discussão e realização, por parte da Câmara, de uma campanha que vise beneficiar os comerciantes do município.

Ainda durante a sessão, o presidente da Casa, vereador Valdecir Malacarne, convocou uma sessão extraordinária para a próxima quinta-feira (23). Na ocasião,  os parlamentares irão analisar e votar o projeto de Lei 001/2017, de autoria do Executivo, que  prevê reajuste de 7,64%  ao vencimento-base dos profissionais do Magistério. Se aprovado, os novos valores serão implementados na folha de pagamento do mês de fevereiro.

O presidente também convidou autoridades da área de segurança pública para uma reunião, na mesma data, para  tratar questões como a violência.

Último a discursar, o vereador Fernando Rocha também apresentou algumas reivindicações. Sugeriu, por exemplo, a implementação de redutores de velocidade no município e que o Executivo realize estudos e apresente projeto de municipalização do trânsito. O vereador também falou sobre a necessidade de economia por parte dos órgãos públicos e, por fim, reiterou apresentação no parlamento, de um projeto de resolução que cria uma comissão especial, para analisar mecanismos legais de incentivo ao trabalho do menor de idade.

Serviço -  A sessão extraordinária será realizada na próxima quinta-feira (23), às 9h30, no plenário Joaquim Honório Sobrinho, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 958 - Centro.