21.03.2017

Vereadores aprovam projeto de resolução e pedem melhorias em diversas áreas

Os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (21), um projeto de resolução e apresentaram diversas indicações e pedidos de providências ao Executivo Municipal. Entre as reivindicações, estão melhorias  nas áreas da saúde, educação, assistência social e infraestrutura.

A vereadora Rose Pires (PMDB), por exemplo, apresentou pedido de providência, pelo qual solicita cascalhamento da Rua dos Pardais até a Avenida João de Barro, e da última, até a Rua das Flores, prolongando-se por toda sua extensão. Solicitou também,  execução de força tarefa para reparação de ruas na região urbana do município, especialmente nos Bairros Primo Mafissoni, ABC e São Cristóvão.

Em seu pronunciamento, o vereador Rosmar Alves (PP) reforçou a importância da economia por parte do poder público, porém, pediu que essas medidas não sejam aplicadas a setores essenciais, como o da saúde. \"Que essas economias não venham afetar o atendimento da nossa população... Pessoas que dependem de remédios ou exames não podem esperar\", destacou. O parlamentar também demonstrou descontentamento e incentivou reprovação da \"Reforma da Previdência\", por parte dos deputados federais e senadores do Estado.

Seguindo com o planejamento de seu gabinete, em relação às visitas em instituições e órgãos públicos, feitas nos últimos meses, o vereador Vagner Trindade (PSB) usou a tribuna para apresentar indicações que irão beneficiar o CMEI  (Centro Municipal de Educação Infantil) Pequeno Cidadão, localizado no Bairro Milani. Entre as indicações, estão melhorias do espaço físico e construção de um saguão coberto.

Também discursou sobre visita da deputada Tereza Cristina (PSB), na última sexta-feira (17), quando ela fez a entrega de uma patrulha agrícola, com emenda própria no valor de R$ 160 mil, e sinalizou o repasse de R$ 900 mil, provenientes do Incra, para obras de implantação de abastecimento de água nos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré. Nesta ocasião, segundo o vereador, foi apresentado ofício em seu nome, pedindo nova emenda para obras de pavimentação e drenagem de água no município.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne (PPS) mencionou a importância e agradeceu a presença da população na audiência pública contra atual proposta de reforma da previdência e no 1º Encontro Municipal da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, eventos realizados na Casa de Leis, semana passada.

O presidente também reforçou que tem esperança de que a atual administração lance, assim que possível, um grande programa de asfaltamento na cidade. Ressaltou ainda, a presença do deputado estadual Onevan de Matos em São Gabriel, também semana passada,  quando entregou emenda parlamentar de R$ 40 mil para a área da saúde. Destacou também, visita feita ao secretário estadual de cultura, Athayde Nery, na qual apresentou, junto com outros vereadores, demandas referentes ao aniversário da cidade, a Festa do \"\"Leitão no Rolete\"\" e outras atividades culturais do município.

Por fim, anunciou o adiamento, para o dia 12 de abril, da data em que um ônibus levará 58 mulheres, que residem nos assentamentos, para exames de mamografia em Campo Grande. A ação é resultado de uma parceria com o Executivo Municipal.

Já o vereador Angelo Mendes (PRB) destacou seu envolvimento com o esporte de São Gabriel do Oeste e a necessidade de fomentar o setor. Falou ainda sobre a implementação do \"Gabinete Móvel\", projeto pelo qual prestará atendimento nos bairros da cidade.

Fernando Rocha (PSB) apresentou indicação, na qual solicita à Prefeitura Municipal, através da Fungab (Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste), o oferecimento de  cursos de violão e outros instrumentos, às crianças e adolescentes residentes nos assentamentos de São Gabriel e no Areado.

Sugeriu ainda a realização de uma audiência pública para apurar a situação do maquinário da Secretaria  Municipal de Infraestrutura e falou sobre a intenção de executar um projeto, através de emenda do deputado Junior Mochi (PMDB), para aquisição e instalação de barras de apoios nas casas de, aproximadamente, 200 idosos. Outra proposta do parlamentar é que se apure supostas irregularidades na construção e distribuição de casas populares no município.

O vereador Marcos Paz (PSB) apresentou uma moção de protesto, destinada aos deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul, pedindo posicionamento contrário à proposta de Reforma da Previdência do Governo Federal. O documento é resultado da audiência pública \"Em Defesa do Trabalhador e Contra a Reforma da Previdência\", realizada pelo parlamentar na semana passada,  e que teve participação maciça da população.

Ramão Gomes encerrou os pronunciamentos no grande expediente, afirmando que tem recebido diversas reclamações da população em relação a área da saúde. Segundo o parlamentar, casos de falta de medicamentos, assédio moral e descumprimento de ações trabalhistas, estão sendo apurados. Disse, inclusive, que agendou reunião com prefeito para tratar destas questões. Também afirmou que irá oficializar pedido de convocação da Secretaria de Saúde, para obter informações sobre a implementação do Projeto SER.

Projeto de Resolução - O Projeto de Resolução 002/2017, que dispõe sobre o cancelamento nas inscrições não processadas de restos a pagar, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, em virtude do não atendimento do objeto do pregão presencial referente ao contrato.