14.06.2018

Vereadores aprovam Projeto de Lei para premiação para Festival da Canção em São Gabriel do Oeste

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo 009/2018 que autoriza a Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste (FUNGAB) a instituir premiação aos participantes do 11º Festival da Canção do Município (FESTOESTE). A votação ocorreu durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (12).

O festival tem por objetivo incentivar os intérpretes de diversos estilos musicais, promover o intercâmbio artístico-cultural, oferecer a oportunidade da população de prestigiar a arte e a cultura expressa através da música, além de agregar valor à tradicional festa do Leitão do Rolete.

Conforme o Projeto, fica autorizado o pagamento de R$ 3,5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo lugar. O quarto colocado receberá R$ 1,5 mil e o quinto, R$ 1 mil. Do sexto ao décimo colocado, a premiação será de R$ 400.  Os prêmios valem para duas categorias: Popular e Sertaneja.

As despesas já estavam previstas no orçamento da FUNGAB deste ano e a Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Durante e votação, o vereador Vagner Trindade ressaltou a importância do festival na programação  cultural do município e sugeriu, que no próximo ano, seja analisada a possibilidade de realização desvinculada à festa do Porco do Rolete, diante das proporções que o evento vem tomando aos longo dos anos. O vereador Marcos Paz, complementou, sugerindo que FESTOESTE seja realizado em conjunto com as festividades do Luzes do Cerrado.

O vereador Rosmar Alves ressaltou necessidade de novos critérios para o festival, com foco em  priorizar artistas regionais e promover premiações voltadas à cultura, como gravação de CD, por exemplo. O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne também destacou a importância da festividade e agradeceu os incentivos do Governo do Estado, com destinação de receita para realização do evento.

Os vereadores Angelo Mendes, Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Ramão Gomes, Rogério Rohr, Rose Pires, Roberto Emiliani também foram favoráveis ao Projeto.