Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

05.06.2018

Vereador Rogério Rohr busca fortalecimento da agricultura familiar em São Gabriel do Oeste

O vereador Rogério Rohr recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (5), o presidente do Sindicato Rural, Julio Bortolini, e a presidente do Sindicato dos Produtores de São Gabriel do Oeste, Francineide Silva, para análise das principais dificuldades do setor de produção do Município. O objetivo da reunião é propor atividades voltadas para agricultura familiar, fortalecendo estratégias para otimizar a produção e possibilitar a venda destes produtos no comércio local.

De acordo com o vereador Rogério, estão sendo analisadas a capacidade de produção das famílias para atender as demandas periódicas do comércio, especialmente no setor de  hortifrutigranjeiros. \"Meu pensamento é de que não podemos dar o peixe pescado, mas sim dar a varinha para que estas famílias possam pescar\", explicou. Desta forma, o parlamentar busca alternativas junto ao Poder Público e demais entidades do setor, para conseguir os incentivos necessários para otimizar a produção e desenvolver a agricultura familiar. 

O presidente do sindicato rural apontou que, através do Senar-MS, existem programas voltados para agricultura familiar que estimulam a capacitação profissional dos trabalhadores rurais, influenciando positivamente nas transformações do setor. Destacou ainda que está sendo feito estudo para captação de famílias com perfil adequado para ampliação destes programas, em São Gabriel do Oeste.   

 

 Ainda segundo Julio Bortolini, os programas também analisam a necessidade dos comerciantes, de modo a aperfeiçoar os setores produtivos com base na demanda, garantindo o abastecimento contínuo dos produtos ofertados. Se enquadradas no programa do Senar, as famílias poderão desfrutar de ações como os dias de campo, workshops, seminários, feiras, palestras, acompanhamento técnico e capacitações direcionadas.  

A presidente do Sindicato dos Produtores, Francineide Silva, também destacou o cadastramento de famílias para criação de unidades produtivas, através do Crédito Fundiário- programa que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento-. Os recursos ainda são usados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo e na contratação assistência técnica e extensão rural.

Conforme o vereador Rogério Rohr, é necessário estruturar a produção para que estas famílias consigam atender e vender para o comércio local. \"Com a implementação destes programas poderemos apresentar Projetos de Lei, ou fortalecer a Legislação atual para a valorização da produção e dos comerciantes da nossa região. Atualmente muitos produtos são comprados fora, sendo que São Gabriel tem total capacidade de produzir\", completou.