Publicado em 15/06/2018 às 17:00, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Vagner Trindade anuncia o destravamento de recursos para obras do Posto de Saúde do Milani

Redacao,
É grande a expectativa para que a Unidade de Saúde do Bairro Milani volte a funcionar e, depois de inúmeras cobranças, finalmente o Governo Federal realizou o repasse de R$ 199.944,00 para que a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste acione a empresa vencedora do processo licitatório para conclusão da obra.  O anúncio foi feito, na última quinta-feira (15) pelo vereador Vagner Trindade, informando a liberação do recurso com auxílio da deputada federal Tereza Cristina e empenho do prefeito municipal Jeferson Tomazoni.

De acordo com o vereador, a liberação estava prevista para o ano passado, mas só foi liberado após inúmeras articulações  junto ao DAB (Departamento de Atenção Básica) e ao Fundo Nacional de Saúde, em Brasília.

No ano passado, o vereador chegou a ir pessoalmente, juntamente com o presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, à sede dos órgãos federais para acelerar o processo de liberação do recurso. À época, foi informado que o valor seria transferido em até 60 dias. Discorrido o prazo, o vereador acionou a deputada federal, responsável pela emenda, para auxiliar com o destravamento em Brasília, enquanto tentava simultaneamente respostas positivas de seu gabinete. Recentemente, o prefeito Jeferson também foi à Capital Federal em busca do recurso.

A obra foi autorizada pela Portaria 2090, de 17 de dezembro de 2015,  com base no empenho 81001927, da deputada Tereza Cristina, no valor total de  R$ 249.930,00.  A prefeitura abriu processo licitatório e uma empresa chegou a ser contratada, mas desistiu diante da demora nos repasses federais. Conforme extrato do Fundo Nacional, do total, apenas R$ 49.986,00 foi pago em dezembro de 2016.

Com a sinalização de que o restante seria liberado, a atual gestão teve de abrir nova licitação e efetivou no último dia 11 de abril, contrato de realização de serviços de empreita com a empresa Soares, Trefzger e Cia Ltda., vencedora do processo licitatório n°. 047/2018. A firma será responsável pela execução das obras de ampliação da Unidade de Saúde do Milani, conforme solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e terá seis meses para a execução dos serviços, respeitando o cronograma físico-financeiro apresentado na licitação. O valor global deste contrato ficou acertado em R$ 155.718,16.

\"Entrei em contato com a Prefeitura Municipal, que assegurou que o próximo passo será assinatura da Ordem de Serviço para a conclusão da obra. São inúmeras reclamações que recebo e sempre compreendi a necessidade do retorno dos atendimentos naquela unidade saúde. Nossa expectativa agora é de que a obra seja completada dentro do prazo previsto nesta nova licitação\", complementou Vagner.

De acordo com a Administração, todas as responsabilidades do Município foram rigorosamente cumpridas desde a primeira licitação. O atraso foi decorrência apenas da falta do repasse federal. A ordem bancária referente à liberação da última parcela foi encaminhada ao vereador através de ofício da deputada Tereza Cristina, responsável pela emenda parlamentar destinada à obra.