16.05.2017

Tereza Cristina consegue liberação de R$ 900 mil para levar água a assentamentos de São Gabriel

O município de São Gabriel do Oeste receberá do Ministério do Desenvolvimento Agrário R$ 901.761,10 mil, referentes a segunda parcela de um convênio, para implantar sistema de abastecimento de água nos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré.

A informação foi repassada nesta terça-feira (16) ao prefeito, Jeferson Luiz Tomazoni, pela deputada federal Tereza Cristina, responsável pela articulação política junto ao Governo Federal para que a verba fosse liberada.

Segundo a assessoria, a ordem bancária de pagamento já foi emitida nesta segunda-feira (15) e o montante deverá ser disponibilizado até amanhã (17) na conta da Prefeitura para dar continuidade a obra.

O montante faz parte de um convênio firmado com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no ano de 2014 e que tinha sido considerado perdido pela atual administração municipal. O total do convênio é de R$ 3.067.870,34.

A água que hoje atende as 220 famílias que vivem na região chega do Rio Novo, que fica a uma distância média de 8km dos assentamentos e de nascentes distantes, sem nenhum tratamento e trazendo até mesmo riscos à saúde dos moradores.

“A implantação deste sistema para abastecer diretamente as casas é essencial para a sobrevivência destas famílias. Com ele os assentados podem melhorar suas atividades agropecuárias, gerar mais renda com o cultivo e ter condições dignas de moradias”, disse a deputada Tereza Cristina.

O repasse já havia sido confirmado aos vereadores, durante visita da deputada ao município de São Gabriel do Oeste, em março deste ano, porém, a ordem bancária de pagamento ainda não havia sido liberada.