Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

20.10.2017

Sonho de ter água está próximo de se tornar realidade em assentamentos de São Gabriel

Depois de ter resgatado um recurso do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) do ano de 2013, e das obras de implantação do sistema de abastecimento de água nos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré estarem em fase final, a deputada federal Tereza Cristina volta a auxiliar São Gabriel do Oeste, atendendo pedido do Legislativo e do Executivo municipal. Desta vez, a colaboração é para a implantação da rede de energia elétrica para que os moradores enfim tenham água em suas torneiras.

O encaminhamento foi dado durante reunião, realizada nesta sexta-feira (20), com o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, o  vereador  Vagner Trindade, o prefeito Jeferson Tomazoni, o secretário de desenvolvimento econômico, Lucio Lageman e produtores rurais do município.  Eles relataram à deputada, a necessidade de energia para que o quadro de comando que vai, finalmente, distribuir o benefício para toda a região, entre em funcionamento.

Esta é uma parceria que dá certo, na opinião dos vereadores e do prefeito. “Este recurso de pouco mais de R$ 900 mil para esta obra foi liberado por intermédio dela e temos tido, da deputada, uma atenção diferenciada para o município. A dedicação dela com nossa população é muito grande. Entendemos que todos os recursos federais que a Tereza tem levado até nós tem sido de grande valia para a execução de grandes obras que são grandes anseios que vão beneficiar diretamente nossa população”, disse o prefeito ao explicar a solicitação à deputada.

Tereza Cristina já deu encaminhamento imediato ao pedido do prefeito. “Estamos em contato com a empresa que fornece energia na região e conduzimos ofício solicitando urgência na ligação da energia elétrica no local. Esta obra precisa ser entregue o mais rápido possível. Os produtores já esperaram muito. Temos um compromisso com a população de São Gabriel do Oeste e vamos honrá-lo”, reforçou a deputada.

Mais demandas

Outras demandas, relacionadas ao Incra, foram apresentadas na reunião. Uma delas foi a liberação de cláusula resolutiva do Projeto de Assentamento Campanário para que o registro da terra saia e possa ser utilizado como garantia para tomada de empréstimo para fomentar a produção de suínos, segmento forte no município.

Os vereadores Vagner Trindade e Valdecir Malacarne ainda solicitaram que a deputada interceda junto ao Incra para liberação de CCU (Contrato de Concessão de Uso) que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso a crédito para os produtores dos Assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré.

“O Incra já está dando encaminhamento a essas demandas e os contratos já estão em processo de vistoria para emissão do documento. Muito em breve vamos entregar os títulos aos produtores de lá”, contou o superintendente do Incra no MS, Humberto Maciel.