20.10.2017

Sonho de ter água está próximo de se tornar realidade em assentamentos de São Gabriel

Depois de ter resgatado um recurso do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) do ano de 2013, e das obras de implantação do sistema de abastecimento de água nos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré estarem em fase final, a deputada federal Tereza Cristina volta a auxiliar São Gabriel do Oeste, atendendo pedido do Legislativo e do Executivo municipal. Desta vez, a colaboração é para a implantação da rede de energia elétrica para que os moradores enfim tenham água em suas torneiras.

O encaminhamento foi dado durante reunião, realizada nesta sexta-feira (20), com o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, o  vereador  Vagner Trindade, o prefeito Jeferson Tomazoni, o secretário de desenvolvimento econômico, Lucio Lageman e produtores rurais do município.  Eles relataram à deputada, a necessidade de energia para que o quadro de comando que vai, finalmente, distribuir o benefício para toda a região, entre em funcionamento.

Esta é uma parceria que dá certo, na opinião dos vereadores e do prefeito. “Este recurso de pouco mais de R$ 900 mil para esta obra foi liberado por intermédio dela e temos tido, da deputada, uma atenção diferenciada para o município. A dedicação dela com nossa população é muito grande. Entendemos que todos os recursos federais que a Tereza tem levado até nós tem sido de grande valia para a execução de grandes obras que são grandes anseios que vão beneficiar diretamente nossa população”, disse o prefeito ao explicar a solicitação à deputada.

Tereza Cristina já deu encaminhamento imediato ao pedido do prefeito. “Estamos em contato com a empresa que fornece energia na região e conduzimos ofício solicitando urgência na ligação da energia elétrica no local. Esta obra precisa ser entregue o mais rápido possível. Os produtores já esperaram muito. Temos um compromisso com a população de São Gabriel do Oeste e vamos honrá-lo”, reforçou a deputada.

Mais demandas

Outras demandas, relacionadas ao Incra, foram apresentadas na reunião. Uma delas foi a liberação de cláusula resolutiva do Projeto de Assentamento Campanário para que o registro da terra saia e possa ser utilizado como garantia para tomada de empréstimo para fomentar a produção de suínos, segmento forte no município.

Os vereadores Vagner Trindade e Valdecir Malacarne ainda solicitaram que a deputada interceda junto ao Incra para liberação de CCU (Contrato de Concessão de Uso) que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso a crédito para os produtores dos Assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré.

“O Incra já está dando encaminhamento a essas demandas e os contratos já estão em processo de vistoria para emissão do documento. Muito em breve vamos entregar os títulos aos produtores de lá”, contou o superintendente do Incra no MS, Humberto Maciel.