Publicado em 09/07/2018 às 13:29, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

São Gabriel: Vereadores participam da assinatura de convênio que vai possibilitar reestruturação do viveiro de mudas

Com informações, Priscila Peres (Semagro), Com informações, Priscila Peres (Semagro)
Os vereadores Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Marcos Paz, Roberto Emiliani, Rose Pires, Vagner Trindade e o presidente da Câmara, Valdecir Malacarne, participaram, na última sexta-feira (6), da assinatura de convênio que vai reestruturar o Viveiro Maternidade de São Gabriel do Oeste, que produz mudas para recuperar áreas do rio Taquari. Em parceria com a União e o município, o governo do Estado vai investir cerca de R$ 700 mil no espaço.

Foi assinado termo de cessão de uso entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a prefeitura de São Gabriel do Oeste para a utilização de equipamentos necessários para o andamento do viveiro de mudas cultivado no município.

O termo inclui um GPS portátil, uma máquina de lavar tubetes, um condicionador de ar e uma caminhonete L200, que serão utilizados nas ações diárias do viveiro. Por parte do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) serão investidos cerca de R$ 300 mil para modernização restruturação do viveiro.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, destaca que há a necessidade de dobrar a capacidade de produção do viveiro e, por isso, os investimentos estão sendo feitos. “Esse viveiro faz parte de um grande projeto de recuperação ambiental do rio Taquari e precisamos dar esse apoio ao espaço”.

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior, explica que esta é uma demanda antiga e que será de extrema importância. “Vamos conseguir reutilizar os tubetes e ajudar a identificar as mudas”.

O Viveiro de São Gabriel do Oeste é o maior produtor de mudas nativas de Mato Grosso do Sul, sendo referência no Centro- Oeste. O apoio do Imasul se incorpora a um amplo programa do Governo do Estado visando a recuperação das matas ciliares do rio Taquari, cujas mudas serão fornecidas pelo Viveiro de São Gabriel.

O local possui área ampla, laboratório de sementes, câmara fria, poço artesiano de alta vazão, casa de germinação e pátios de condução e rustificação de mudas, dotados de rede de irrigação por aspersão, locais de preparação de substratos e depósitos de insumos e equipamentos.

A capacidade atual é desenvolver até 500 mil mudas por ano, mas com a cooperação do Imasul e convênio com a Agência Nacional das Águas (ANA) será submetido a uma adequação física para ampliar essa capacidade até um milhão de mudas por ano.

O projeto

O projeto quer suprir a demanda de produção e de terminação de mudas necessárias à recuperação de áreas identificadas prioritárias pelo Imasul, em consonância com o estabelecido pelo corpo técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e pelas onze prefeituras integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa): Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde do Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Essa é a ação mais importante do amplo programa do Governo do Estado para estancar o assoreamento e recuperar o rio Taquari. Com 801 quilômetros de extensão (nasce no município de Alto Taquari, no Mato Grosso, corta toda região Norte de Mato Grosso do Sul até desaguar no rio Paraguai), o Taquari tem sido fortemente castigado pelos processos erosivos ocorridos há décadas nas regiões altas. Os sedimentos arenosos são arrastados até a planície pantaneira, onde se acumulam, destruindo o leito natural e promovendo o alagamento de extensas áreas.