03.08.2018

São Gabriel: Vereadores anunciam liberação de tráfego de veículos na Getúlio Vargas

O tráfego de veículos - no trecho em obras da avenida Getúlio Vargas, sentido Aeroporto Municipal - foi liberado na tarde desta sexta-feira (3).  Os trabalhos foram acompanhados pela vice-prefeita, Ivone Pierezan, secretário de obras, Geraldo Rolim, e pelos vereadores Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Ramão Gomes, Roberto Emiliani, Rogério Rohr e Vagner Trindade. O presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malacarne, também esteve presente.

A autorização decorreu da equipe técnica da AGESUL ( Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos),após  conclusão do projeto de pavimentação da avenida. Apesar da liberação de tráfego, obras de construção de meios-fios e de drenagem de águas pluviais ainda seguem em andamento. Por isso, a recomendação dos parlamentares é de que os condutores redobrem a atenção e evitem altas velocidades na via, especialmente pela falta de sinalização e pela segurança dos trabalhadores.

Os vereadores reforçaram ainda que foi colocada uma camada superficial de cascalho sobre o asfalto. \"É importante esclarecer que esta não é a inauguração oficial da obra. A liberação visa otimizar o tráfego de veículos na região. Até o término dos serviços e implementação de placas de sinalização, é preciso cuidado ao transitar pelo local\", destacou Valdecir.

A obra foi autorizada pelo Governo do Estado ao custo de R$ 4,5 milhões para a pavimentação e drenagem asfáltica de 3,702 quilômetros das estradas que dão acesso ao Parque de Exposições Balduíno Maffisoni e ao Aeroporto Municipal. Dos 3.702 metros de pavimentação e drenagem de águas pluviais, 1.750 metros são da rodovia municipal SGO-217 e 1.952 metros da avenida Getúlio Vargas.

Além da pavimentação, a execução da drenagem beneficiará ruas adjacentes à avenida, melhorando a trafegabilidade nos dias chuvosos para moradores do Bairro Primo Maffissoni e região.

De acordo com o secretário de obras, Geraldo Rolim, em complementação à obra de pavimentação, também está sendo feito o patrolamento no prolongamento da rodovia- após o aeroporto até a Reta Velha. Também estão sendo estudados projetos para iluminação e a viabilidade de uma pista de caminhada até o aeroporto.

Asfalto - A obra utilizou o método de pavimentação conhecido como TSD (Tratamento Superficial Duplo). Ele consiste em aplicação de camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico, cada uma, coberta por camada mineral e submetida à compressão.  Na obra em São Gabriel, após a conclusão, ainda foi sobreposta  uma camada de cascalho fino.