Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

19.12.2017

São Gabriel do Oeste terá Código de Posturas atualizado em 2018

Os vereadores de São Gabriel do Oeste aprovaram, durante a última Sessão Ordinária, o Projeto de Lei do Executivo que instituiu o Novo Código de Posturas do Município. Com mais de 200 artigos, o projeto atualiza o código anterior, de 1994, com as principais prescrições em matéria de costumes locais.

Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 11/2017, contém as medidas de polícia administrativa a cargo do Município. Ele estabelece, por exemplo, normas de segurança, ordem pública e funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços. Também estatui as necessárias relações entre o poder público local e os munícipes.

Conforme a redação, \"todas as pessoas físicas e jurídicas são obrigadas a cumprir as prescrições desta Lei, a colaborar para o alcance de suas finalidades e a facilitar a fiscalização pertinente dos órgãos municipais\".  Na prática, o código comina penas aos infratores, que, por ação ou omissão, infringirem a legislação e os regulamentos do Município.

Dentre as especificações, estão normas de moralidade e sossego público, como utilização de áreas públicas para uso de equipamentos sonoros e estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. Regras de divertimento público, locais de reunião, trânsito público, ocupação de vias e logradouros, deposição de resíduos sólidos, águas pluviais e servidas, higiene nos estabelecimentos, piscinas, arborização, animais e publicidade em geral, são algumas das outras matérias tratadas pelo Código.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne, o código anterior estava bastante defasado, o que justifica a necessidade deste projeto. \"Em 1994, São Gabriel do Oeste era praticamente outro município. Muitas coisas mudaram, porém, o código anterior não acompanhou essas transformações. Por se tratar de matéria importante e complexa, que interfere diretamente na vida dos são-gabrielenses, todos os vereadores se esforçaram para analisar a proposta. Estudamos cada um dos mais de 200 artigos, para garantir que os impactos das mudanças fossem os mais positivos para toda a população\", assegurou.

Dentre os assuntos, o Projeto também trata do funcionamento de estabelecimentos industriais e prestadores de serviços. Estabelece normas para cemitérios, serviços de funerária e táxi, transporte coletivo, serviços rodoviários, plantões de farmácias,estabelecimentos de assistência à saúde, comércio ambulante, feiras livres e mercados municipais.

Ainda conforme a redação aprovada pelos vereadores, o Código entra em vigor noventa dias após a sua publicação.